Os riffs de guitarra mais famosos da história ultrapassaram as barreiras geográficas e culturais para se tornarem ícones atemporais, que inspiram fãs de música do mundo inteiro.
Graças ao seu talento, grandes guitarristas se firmaram como ídolos de amantes de música de todos os ritmos, como Jimi Hendrix, Jimmy Page, Keith Richards e outras estrelas de renome que encantam não apenas os roqueiros
Os riffs de guitarra podem ser considerados a espinha dorsal da criação de uma identidade sonora única para muitos artistas e bandas. Esses solos inconfundíveis são capazes de evocar emoções intensas e transportar os ouvintes para momentos inesquecíveis.
Vem conhecer os riffs de guitarra que mudaram a história da música!
10 riffs de guitarra famosos que definiram o rock
Montar uma lista com os melhores riffs da história não é uma tarefa fácil. Cada fã de música tem o seu solo preferido, e não faltam grandes artistas que mostraram toda a sua destreza por meio das sequências eletrizantes de acordes elétricos.
Mesmo com tantos nomes de peso entre os melhores solistas do rock internacional, alguns nomes são quase unanimidade na hora de falar de riffs. Afinal, é impossível não citar gigantes como Led Zeppelin, AC/DC, Santana e outras lendas da música.
Confira nossa seleção com os riffs de guitarra mais famosos de todos os tempos!
Smoke On The Water – Deep Purple
Ritchie Blackmore, o guitarrista do Deep Purple, escolheu dedilhar, em vez de usar uma palheta, ao tocar Smoke On The Water. O lendário riff de guitarra logo se tornou um dos mais reconhecíveis na música.
O hit surgiu durante uma improvisação na Suíça, enquanto a banda gravava o álbum Machine Head. A polícia tentava interromper a gravação devido ao volume alto, mas o grupo manteve a porta trancada até completar o take.
Whole Lotta Love – Led Zeppelin
Um dos riffs de guitarra mais famosos da história é o de Whole Lotta Love, um dos maiores sucessos do Led Zeppelin. O solo foi composto por Jimmy Page enquanto dedilhava uma guitarra em sua casa flutuante às margens do rio Tâmisa, na Inglaterra.
Inspirado parcialmente por Willie Dixon, uma lenda da Chess Records, Page buscava criar um riff emocionante que trouxesse alegria aos ouvintes. O riff foi votado como o melhor de todos os tempos pelos ouvintes da BBC Radio 2.
Leia Mais: Conheça os 10 melhores vocalistas da história do rock.
(I Can’t Get No) Satisfaction – Rolling Stones
O primeiro #1 dos Rolling Stones nos Estados Unidos foi o hit (I Can’t Get No) Satisfaction, faixa famosa por seu riff inconfundível, criado por Keith Richards.
O polêmico guitarrista chegou ao solo em um quarto de hotel pouco antes de adormecer e gravou a primeira versão no Chess Studios, em Chicago, na versão original com gaita de Brian Jones.
Back in Black – AC/DC
Uma das faixas mais famosas da discografia do AC/DC, a música Back In Black foi composta como uma homenagem ao falecido vocalista Bon Scott, que morreu em 1980.
O riff de guitarra, executado por Angus Young, usa uma escala pentatônica em Mi menor e foi imortalizado em filmes de grande sucesso, como Homem de Ferro e Escola do Rock.
Maria Maria – Santana feat. The Product G&B
A música Maria Maria representa uma virada na carreira do lendário Carlos Santana. Em parceria com Wyclef Jean e The Product G&B, a faixa é uma harmoniosa fusão de elementos de R&B e hip-hop, enriquecida por influências latinas.
A faixa se torna ainda mais impactante por trazer Santana tocando violão e guitarra elétrica: evidência incontestável do talento do mais famoso guitarrista latino da história.
Leia Mais: The Rolling Stones: conheça a história desse clássico do rock.
Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses
É impossível falar de riffs de guitarra mais famosos sem citar Sweet Child O’ Mine, um dos maiores sucessos da discografia estrelada do Guns N’ Roses.
O guitarrista Slash estava experimentando um riff, como um simples exercício de guitarra, e o solo logo se transformou em algo lendário. Em apenas uma hora, o que começou como uma prática se tornou uma das músicas mais icônicas da banda.
Seven Nation Army – White Stripes
O duo White Stripes está entre os maiores nomes do indie rock no começo do século XXI, e parte desse sucesso é embalada pelo clássico moderno Seven Nation Army.
A música de batida simples e riff facilmente reconhecido fez tanto sucesso que extrapolou a cena musical e acabou se tornando um cântico adotado por torcidas em diversos eventos esportivos.
Beat It – Michael Jackson
O rei do pop também está na lista de riffs de guitarra mais famosos: Michael Jackson compôs Beat It para ser uma música de rock apreciada até por quem não gosta de rock.
Para isso, escalou o lendário guitarrista Eddie Van Halen para compor o riff da faixa, icônico por sua marcação enérgica, que dita o tom efervescente da canção. A aposta deu certo e a música chegou à parada Mainstream Rock, da Billboard.
Purple Haze – Jimi Hendrix
Outra música que não poderia ficar de fora da lista de riffs de guitarra mais famosos é Purple Haze, um verdadeiro clássico de Jimi Hendrix.
A faixa foi construída em torno do que é conhecido como o “acorde Hendrix”, marca registrada do lendário guitarrista, e foi inspirada por um sonho no qual ele se via caminhando no fundo do mar.
Leia Mais: Are You Experienced, do The Jimi Hendrix Experience: análise do clássico.
Johnny B Goode – Chuck Berry
Johnny B Goode, a mais famosa música de Chuck Berry, fala sobre um garoto do interior habilidoso no violão, que toca como se estivesse tocando um sino.
Não surpreende que essa faixa tenha sido reproduzida quase 100 milhões de vezes no Spotify, embora Berry tenha admitido ter plagiado o riff de guitarra de Ain’t That Just Like A Woman, de Louis Jordan.
Os riffs de guitarra mais famosos da história
Os riffs de guitarra mais famosos de todos os tempos mostram com clareza como um simples solo pode se transformar em algo lendário.
Por isso, não deixe de conferir o material que preparamos com os melhores solos de guitarra da história! Você vai se emocionar e se inspirar com as canetadas de alguns dos maiores nomes da música mundial!
Conteúdo Relacionado:
Confira a matéria completa em: www.letras.mus.br