Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ Faz História E Recebe 3 Indicações, Incluindo Fernanda Torres Como Melhor Atriz

Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ Faz História E Recebe 3 Indicações, Incluindo Fernanda Torres Como Melhor Atriz

Oscar 2025: 'Ainda Estou Aqui' Faz História E Recebe 3 Indicações, Incluindo Fernanda Torres Como Melhor Atriz

Em 2004, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações, por direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia.

Esta é a segunda vez que Salles é indicado ao Oscar. A primeira foi em 1999 com Central do Brasil, que concorreu como Melhor Filme Internacional.

Mesmo com as greves dos atores e roteiristas paralisando Hollywood por grande parte de 2023, este acabou sendo um ano vintage para os concorrentes ao prêmio de melhor filme.

O favorito no momento é O Brutalista, de Brady Corbet — a história intensa e inteligente de um arquiteto imigrante enfrentando o modo de vida americano em meados do século 20.

Outro filme que também deve entrar na disputa é Conclave, o thriller ambientado no Vaticano, que mistura temas sérios e cativante entretenimento de forma milagrosa.

Emilia Pérez foi outro sucesso da temporada, o que não é nada mau para este musical multilíngue sobre a advogada de um chefão do crime transgênero.

A escala e o espetáculo (sem falar na bilheteria) de Wicked e Duna – Parte 2 devem colocar ambos na contenda.

Se a Academia decidir preencher todas as 10 possíveis vagas desta categoria, temos espaço para Anora, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes; A Substância, um dos filmes mais comentados do ano; Nickel Boys, que reinventou o drama de época; e Um Completo Desconhecido, já que as cinebiografias sempre se saem bem — neste caso, a de Bob Dylan.

A última vaga poderia ser de um dentre os meus dois filmes favoritos do ano: A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg, ou Tudo que Imaginamos como Luz, de Payal Kapadia — que, certamente, teria sido indicado na categoria de melhor filme estrangeiro, se a Federação de Cinema da Índia não tivesse inscrito outro longa.

Caryn James: Os favoritos para o grande prêmio já são conhecidos há meses e formam um conjunto deliciosamente variado.

Eles incluem o ambicioso épico O Brutalista, o louco musical transgênero Emilia Pérez, a comovente visão cômica de uma profissional do sexo chamada Anora e o envolvente thriller Conclave. Os demais vêm apenas preencher as vagas, já que, agora, são indicados até 10 filmes nesta categoria.

Wicked deve ser indicado para cumprir a função do maior número de indicações: oferecer certo reconhecimento aos populares sucessos de bilheteria.

Cruzo os dedos pela indicação do sensível e engraçado A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg. A escolha seguiria o mesmo padrão de Vidas Passadas no último ano — ou seja, incentivar um novo cineasta e um filme independente.

E aposto que Um Completo Desconhecido irá preencher a inevitável vaga para a cinebiografia, talvez ao lado de A Substância, pela audácia do filme e pela atenção despertada pela força do trabalho de Demi Moore.

Ao contrário do ano passado, com o furacão Oppenheimer, a lista de filmes deste ano torna a disputa mais volátil e envolvente do que o habitual.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM