TIMÓTEO – O enrosco que virou a votação do Plano de Manejo da APA Serra do Timóteo, e consequentemente as diversas tentativas de também votar o Veto do Prefeito Douglas Willkys (PSB), no plenário da Câmara de Timóteo, agora surge um novo capítulo para a história. O vereador Professor Ronaldo, integrante do grupo de oposição que defende a manutenção do Veto do prefeito ao Substitutivo do Plano de Manejo da APA Serra, publicou em sua rede social que “tem provas de que um deputado federal está articulando emendas para comprar votos de vereadores”.
A denúncia do vereador Professor Ronaldo causou um grande frisson entre os vereadores da base do prefeito Douglas durante a sessão Ordinária desta quinta-feira (7). Em resposta, o desagravo dos parlamentares ofendidos surgiu pelas mãos do líder de governo, vereador Adriano Costa Alvarenga, que apresentou denúncia de quebra de decoro do colega Professor Ronaldo.
Da tribuna da Câmara, o vereador Adriano Costa Alvarenga revelou que a compra de votos indicada pelo Professor, está direcionada há 10 parlamentares que defendem a derrubada do Veto do prefeito Douglas.
Regimento Interno
Com pulso forte para evitar outras situações vexatórias no parlamento entre oposição e base do prefeito, o presidente da Câmara, Reygler Max, fez cumprir na íntegra o que preconizava o Regimento Interno do Legislativo, não permitindo réplica durante os debates.
Tramitação da quebra de decoro
A acusação composta por inúmeras páginas apresentada pelo líder de governo, vereador Adriano Costa Alvarenga, agora, de posse do apresentado, e de acordo com o Regimento Interno do Legislativo, o Presidente da Câmara, na primeira reunião subsequente, determinará sua leitura e constituirá Comissão Processante, formada por três vereadores, dos quais, dois serão sorteados dentre os desimpedidos e pertencentes a partidos diferentes e, o terceiro, sorteado dentre os membros da Comissão de Constituição, Justiça, Assuntos Diversos e Redação, também de partido diferente, que se possível, será o relator.
A partir de então, após recebida e processada na Comissão, será fornecida cópia da denúncia ao vereador, que terá o prazo de dez dias para oferecer defesa escrita e indicar provas.
O que é o Decoro Parlamentar?
Decoro parlamentar é um termo jurídico que caracteriza a conduta ou postura individual que uma pessoa com cargo ou mandato político deve adotar no exercício do seu mandato. Este tipo de conduta deve ser adotada por todos os representantes eleitos e espera-se que ela seja exemplar, seguindo as normas morais da sociedade, como a honradez, a decência, a honestidade, etc.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br