O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reúne nesta segunda-feira (15) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a Medida Provisória (MP) sobre a reoneração gradual de setores da economia. O encontro deve ser em Brasília (DF), no retorno de Haddad de um período de férias.
Pressionado por líderes partidários para que devolva a MP ao Executivo, o mineiro informou que não tomaria sua decisão antes de conversar com o chefe da equipe econômica do governo Lula. Já Haddad deve concentrar esforços em convencer parlamentares, a começar por Pacheco, de que a medida é essencial para perseguir a meta de déficit zero nas contas públicas neste ano.
A intenção de Pacheco é resolver se a MP será analisada ou não ainda neste mês de janeiro, antes do retorno dos trabalhos após o recesso legislativo. Na última terça-feira (9), após reunião com líderes partidários, ele sinalizou que o texto deve ser devolvido parcial ou totalmente.
Na ocasião, o presidente do Congresso explicou que a MP enviada pelo governo após a decisão de deputados e senadores de manter a desoneração até 2027 gerou “estranheza” e que reações políticas de resistência eram esperadas. Ele também defendeu que a equipe econômica trate sobre uma alternativa ao tema por meio de um projeto de lei, com maior discussão e tempo de análise.
“A desoneração por mais quatro anos foi uma opção do Congresso Nacional e nós já decidimos sobre isso. Se o governo pretende mudar ou modelar isso, é direito do governo e nós vamos estar aptos aqui a ouvir e discutir”, disse na terça.
Confira a matéria completa em: zug.net.br