Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Pacientes com fibromialgia cobram na ALMG efetivação de lei e acesso a tratamento e reabilitação

Pacientes com fibromialgia cobram na ALMG efetivação de lei e acesso a tratamento e reabilitação

Pacientes com fibromialgia cobram na ALMG efetivação de lei e acesso a tratamento e reabilitação

REDAÇÃO – A efetiva implementação da lei que garante os mesmos direitos das pessoas com deficiência a quem tem fibromialgia com alto grau de comprometimento e a oferta de tratamento e reabilitação aos pacientes com essa doença no Estado foram algumas das demandas apresentadas em audiência pública nesta quinta-feira (4/4/24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião foi realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (ALMG), especialmente para tratar de políticas públicas voltadas aos fibromiálgicos.

A doença crônica causa exacerbação e recidivas dos sintomas, os quais incluem dor musculoesquelética generalizada, distúrbios de sono, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e memória. Compromete assim a qualidade de vida do paciente e, em alguns casos, traz limitações que o colocam em condições similares às de pessoas com deficiência.

As demandas descritas acima foram apresentadas pela psicanalista e administradora do Grupo de Apoio para Fibromiálgicos – Dor não é Frescura, Renata Cordeiro Santos Cobra. Ela pediu a implantação da Lei 24.508, de 2023, originária de projeto de lei do deputado Professor Cleiton (PV), quem solicitou a reunião desta quinta (4).

Ela foi além ao demandar a implementação de centros de tratamento e reabilitação em Minas. “Não queremos só benefícios. Queremos ser tratados e reabilitados para que a gente possa se ocupar e produzir”, explicou.

Ela ainda solicitou passe livre para os pacientes com fibromialgia chegarem aos locais de tratamento, tendo em vista que muitas pessoas não dispõem de recursos para isso.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM