O Palácio das Artes dá início neste sábado (17/5), às 10h, a uma nova modalidade de visitas guiadas. Agora, qualquer pessoa interessada em conhecer o espaço cultural poderá se inscrever através do e-mail [email protected]. As visitas ocorrerão quinzenalmente aos sábados, possibilitando a inclusão de novos grupos nas Visitas Patrimoniais, conduzidas por mediadores do programa Educativo do Palácio das Artes.
A ação inaugural começará no Hall de Entrada e se estenderá pelo Grande Teatro Cemig e o Cine Humberto Mauro. Os participantes também terão a chance de visitar as Galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, além da Sala Juvenal Dias e do Teatro João Ceschiatti, finalizando na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Durante a visita, a equipe de mediadores apresentará a programação, como a exposição “Lorenzato: Imaginação Criativa”, contextualizando historicamente as personalidades homenageadas pelos nomes dos espaços.
“O Palácio das Artes é um centro cultural vivo, pulsante e profundamente democrático. Esta casa simboliza o compromisso de Minas Gerais com o acesso amplo e inclusivo à cultura. Com as visitas guiadas, reafirmamos essa missão”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Esta primeira Visita Patrimonial faz parte da 23ª Semana Nacional de Museus, que destaca o patrimônio imaterial como fonte viva de memória e inspiração. A atividade convida o público a explorar os espaços do Palácio das Artes e mergulhar em sua rica história, revelando curiosidades e memórias que ajudam a compor a identidade do equipamento gerido pela Fundação Clóvis Salgado.
“Mais do que uma visita, é um encontro com o passado e o presente de um dos principais equipamentos culturais de Minas – um convite a perceber a arte, a arquitetura e a memória como partes de um patrimônio vivo e coletivo”, complementa o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.
Embora as visitas regulares já estejam disponíveis, elas eram, em sua maioria, voltadas para grupos agendados, como escolas e instituições educativas. As novas visitas estarão abertas ao público geral, com inscrições individuais, e visam apresentar o Palácio das Artes em constante transformação.
As visitas seguem também no Palácio da Liberdade, que promove visitas mediadas temáticas aos sábados e domingos. Neste fim de semana, as visitas terão como tema “O Palácio na Rota do Tempo”, convidando o público a explorar suas memórias e possibilidades de futuro.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br