A empresa de celulose CENIBRA, em Belo Oriente, está promovendo a Semana da Diversidade, iniciada na última segunda-feira (05) E prosseguindo ainda até sexta-feira (09) na sua planta Industrial no Distrito de Perpétuo Socorro.
A Semana da Diversidade visa debater temas relacionados a preconceito, principalmente sobre deficiências. Também são realizadas todos os dias lives abordando e debatendo vários temas criados na empresa sobre diversidade e preconceito, problemas enfrentados no cotidiano por várias pessoas da sociedade.
Além disso estão sendo promovidas no galpão de celulose, na área da empresa, exposições de trabalhos e produtos originários das diversas entidades apoiadas pela empresa nos municípios de sua área de atuação, além de apresentações musicais e culturais.
Nesta terça-feira (06/05), como parte da programação da Semana da Diversidade, foi promovida uma palestra voltada para jornalistas e comunicadores de toda a região Leste de Minas sobre “Diversidade na Mídia”. O palestrante convidado foi o jornalista Jairo Marques, colunista do jornal Folha de São Paulo, onde escreve sobre cidadania, direitos humanos, inclusão, mobilidade e aspectos na vida das pessoas com deficiência.
Segundo a coordenadora de comunicação da Cenibra, Débora Jorge, a palestra foi um momento importante de discussão sobre assuntos que fazem parte do dia a dia de todos. “Durante essa semana a gente vai falar sobre a questão da diversidade e inclusão, promove Letramento, discussões sobre cultura da tolerância e respeito às especificidades de cada gênero penalizado no racismo, etnia, equidade de gênero”, lembrou Débora destacando que, na empresa há uma busca constante do aprendizado contínuo e pelas melhores práticas.
O palestrante, jornalista Jairo Marques, falou sobre os principais aspectos relacionados a diversidade e preconceitos que, muitas vezes são vistos como situações normais. Destacou inclusive alguns termos usados rotineiramente, que acabam provocando uma segregação pela identificação de pessoas ou grupos de acordo com sua deficiência.
Entre os participantes da palestra a jornalista Bruna Cerqueira, de Governador Valadares, comentou sobre os temas abordados e a importância da mudança de tratamento pelas pessoas. Bruna Cerqueira destacou em entrevista à Itatiaia que o deficiente quer ser tratado como igual, e caso alguém queira ajudar de alguma forma, que pergunte antes sobre a necessidade. Ela lembrou que a reserva de cotas ou atendimento preferencial em filas busca corrigir algumas desigualdades.
A programação da semana da diversidade continua nos próximos dias, com a abordagem de vários temas na Feira Cultural, que acontece no galpão de celulose. Segundo a Coordenadora de Desenvolvimento e Diversidade da Cenibra, Luciana Oliveira, participam da Feira 17 entidades assistidas pela Cenibra nos vários municípios da área de atuação da empresa. Além disso as lives são realizadas todos os dias, abordando os vários temas.
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br