Estêvão, atacante do Palmeiras (foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
O Palmeiras é o time que formou mais jogadores que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Um levantamento do site No Ataque revela que dos 600 atletas em atividade nos 20 clubes participantes, 315 têm suas origens ligadas aos clubes da Primeira Divisão. Os demais jogadores vêm de várias partes do mundo, incluindo clubes na Europa, América do Sul e África.
Além do Palmeiras, que formou 29 jogadores, os clubes que mais revelaram atletas foram Santos e Corinthians, cada um com 28 jogadores. Confira o ranking completo:
Entre os clubes de Minas Gerais, o Cruzeiro lidera com 15 jogadores revelados, seguido pelo Atlético, com 14. O América, embora na Série B, formou quatro atletas que estão voltando para a Série A.
OUTROS CLUBES MINEIROS
Além de Atlético, Cruzeiro e América, outros três clubes mineiros estão presentes na lista: Villa Nova, Coimbra e Patrocinense. Eles também contribuíram com a formação de jogadores que atuam na Série A.
Internacionalmente, os clubes de Portugal, como Portimonense, Famalicão e Porto, têm um papel significativo na formação de talentos, assim como times da Inglaterra, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália e França.
Entre as curiosidades, o goleiro Marcelo Pitaluga, do Fluminense, foi formado no Liverpool, enquanto o atacante Wanderson, do Cruzeiro, tem uma origem única, tendo feito parte das categorias de base do Beerschot AC, na Bélgica.
Os resultados deste levantamento foram obtidos através de uma análise detalhada dos elencos dos clubes da Série A, considerando apenas o último clube em que cada atleta atuou antes de se tornar profissional.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br