28 de abril, de 2024 | 12:45
Passarela sobre a linha férrea no Horto em Ipatinga é liberada para pedestres
Travessia sobre os trilhos da EFVM entre os bairros Horto e Amaro Lanari agora somente por meio dessa passarela
A passarela sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, no bairro Horto, em Ipatinga, está aberta para o trânsito de pedestres. A construção da estrutura é um dos compromissos assumidos na renovação da concessão ferroviária, assinada em 2020 pela Vale.
O objetivo é dar mais a segurança na travessia de pedestres e ciclistas entre a avenida Brasília, de quem vem do bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano e precisam atravessar a EFVM para o bairro Horto, em Ipatinga.
A passarela tem fechamento lateral, grade metálica e corrimão e é iluminada. Um muro foi construído nos pontos onde havia antes a passagem de pedestres e ciclistas sobre a ferrovia. Agora, a travessia somente é possível pela passarela.
Leia também:
Iniciada a construção do viaduto sobre a EFVM que dará acesso ao Aeroporto Regional, em Santana do Paraíso
Passarela sobre a linha férrea no Horto em Ipatinga é liberada para pedestres. Veja o vídeo. Leia a notícia no link 👉🏼 https://t.co/IixqyeYG4b pic.twitter.com/MRwIMfg1gD
— Diário do Aço (@portaldiarioaco) April 28, 2024
Passarelas em Timóteo e Santana do Paraíso
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em dezembro de 2023 a Vale entregou a obra de duas passarelas, uma Santana do Paraíso e outra em Timóteo.
Em Timóteo, o equipamento foi instalado à margem da BR-381, ligando a rua das Indústrias, no bairro Alegre, ao contorno rodoviário, em frente ao bairro Nova Esperança. A estrutura conta com 160 metros de extensão. A travessia de pedestres recebeu rampa, iluminação e sinalização. Também foi feito um muro de proteção, com 83 metros de extensão.
Em Santana do Paraíso, a passarela foi construída no bairro Ipaba de Santana do Paraíso (Ipabinha). Conforme a assessoria de imprensa da Vale, a estrutura tem aproximadamente 210 metros de extensão, considerando 30 metros de travessia e 180 metros de rampa. Também foi construído um muro de proteção nas proximidades da passarela.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br