Search
Close this search box.
Home » Futebol » Paulinho deixa Atlético em ‘galeria’ de artilheiros sem grandes títulos pelo clube

Paulinho deixa Atlético em ‘galeria’ de artilheiros sem grandes títulos pelo clube

Paulinho deixa Atlético em ‘galeria’ de artilheiros sem grandes títulos pelo clube

Paulinho deixa Atlético em ‘galeria’ de artilheiros sem grandes títulos pelo clube (Paulinho marcou seu nome na história do Atlético, assim como Lucas Pratto e Guilherme Alves)

Próximo de ser anunciado pelo Palmeiras, o atacante Paulinho deixará o Atlético em uma ‘galeria’ de artilheiros que não conquistaram grandes títulos pelo clube. Em duas temporadas, o jogador até levantou taças no Galo, mas bateu na trave nos grandes torneios.

Nesta temporada, o camisa 10 foi um dos principais nomes do time que chegou às finais da Copa Libertadores e Copa do Brasil mesmo atuando com uma lesão na tíbia da perna direita. Ele contribuiu com 19 gols e quatro assistências em 59 jogos, o que não impediu as derrotas do alvinegro nas decisões.

Com um a mais desde o primeiro minuto, o Atlético teve atuação decepcionante e foi derrotado por 3 a 1 pelo Botafogo no torneio continental. Já pela Copa do Brasil o time sofreu duas derrotas para o Flamengo: 3 a 1 no Maracanã (ida) e 1 a 0 na Arena MRV (volta).

Paulinho já havia batido na trave em busca de um título com o Atlético no ano passado, quando o time ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. O jogador se despede da Cidade do Galo com apenas dois títulos do Campeonato Mineiro, mas com grandes números individuais: foram 50 gols em 120 jogos.

Trajetória parecida no Atlético

Um outro atacante com trajetória parecida a de Paulinho no Atlético é Lucas Pratto. Entre 2015 e 2017, o argentino marcou 42 gols em 107 jogos, mas levantou apenas a taça do Mineiro na primeira temporada pelo clube.

O centroavante também teve dois vices com a camisa do Galo: a do Brasileiro de 2015, em que o Corinthians se sagrou campeão, e o da Copa do Brasil na temporada seguinte, em que o alvinegro perdeu o título para o Grêmio.

Outro artilheiro que foi vice do Brasileiro

Sétimo maior artilheiro da história do Atlético, Guilherme Alves é mais um a somar diversos gols pelo time e terminar a trajetória sem uma conquista expressiva. Entre duas passagens, o ex-jogador marcou 139 vezes em 205 partidas.

A principal chance de vencer uma competição pelo alvinegro foi em 1999. Ele foi o artilheiro do Brasileiro (assim como Paulinho em 2023) naquele ano, mas a equipe viu o Corinthians levar a melhor nas três partidas das finais.

Um dos maiores do Atlético

Reinaldo, maior artilheiro do Atlético e considerado por muitos o maior ídolo do clube, também não conseguiu ajudar o time a levantar taças de torneios nacionais ou continentais. Mas isso não diminui os feitos pelo Galo.

Como jogador, o ‘Rei’ marcou 255 gols em 475 jogos e foi oito vezes campeão do Mineiro, que era muito mais valorizado naquela época. Além disso, ajudou a expandir a marca do Galo ao defender a Seleção Brasileira e ser um dos atletas mais respeitados no futebol brasileiro. 

Reinaldo sofreu com muitas lesões que prejudicaram a longevidade de sua carreira. Outro ponto é que na principal chance de conquistar um título pelo Atlético sequer pode atuar.

Em 1978, o Galo enfrentou o São Paulo no Mineirão na final do Campeonato Brasileiro de 1977. No entanto, o camisa 9 do time mineiro foi suspenso da decisão por um cartão vermelho recebido ainda na primeira fase. Sem o artilheiro em campo, os donos da casa foram superados pelo Tricolor Paulista nos pênaltis. 

Outros goleadores sem grandes títulos no Atlético

O Atlético ainda teve outros artilheiros sem grandes títulos na história. Um nem tão lembrado pela torcida foi Gérson da Silva. Com 92 gols em 149 jogos entre 1988 e 1991, o então centroavante conquistou apenas dois Mineiros, mas é até hoje o segundo com mais gols pela equipe na história da Copa do Brasil, com 14 gols marcados – atrás apenas de Guilherme Alves, que fez 16.

Na década de 1990, Renaldo somou números próximos ao marcar 79 vezes em 183 partidas. Teve grandes atuações contra o Cruzeiro, mas conquistou apenas o Mineiro de 1995.

Por fim, um nome mais recente é o de Fred. Longe de ser um ídolo do clube, o ex-centroavante teve excelente média de gols com a camisa preta branca ao balançar as redes 42 vezes em 83 partidas entre 2016 e 2017.

Apesar do histórico com artilheiros sem grandes títulos, o Atlético pode lembrar de outros atacantes que somaram gols e conquistas. São os casos de Dadá Maravilha, Marques, Marcelo Oliveira, Valdir Bigode, Euler, Diego Tardelli e Hulk, sem contar aqueles que atuaram antes do início de competições nacionais. 

A notícia Paulinho deixa Atlético em ‘galeria’ de artilheiros sem grandes títulos pelo clube foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM