Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » “PEDIDO DE VISTA” adia votação do Veto ao Plano de Manejo da Apa Serra na Câmara de Timóteo

“PEDIDO DE VISTA” adia votação do Veto ao Plano de Manejo da Apa Serra na Câmara de Timóteo

“PEDIDO DE VISTA” adia votação do Veto ao Plano de Manejo da Apa Serra na Câmara de Timóteo

TIMÓTEO – A apreciação do veto total ao substitutivo do projeto de lei nº 4.370, que aprova o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Timóteo – APAST, contendo regras sobre o uso e a gestão da unidade de conservação, foi adiada novamente na Câmara de Timóteo, durante a reunião extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira (29). O vereador Vinícius Bim pediu vista a matéria para “aguardar a manifestação do Tribunal de Justiça de Minas e discutir um pouco mais com os vereadores”. No último dia 15, por força de uma “liminar” de iniciativa dos vereadores Vinícius Bim e Professor Ronaldo, o presidente da Câmara, vereador Reygler Max, teve que retirar a matéria de pauta.

O autor do Substitutivo, vereador Adriano Costa Alvarenga reclamou da iniciativa do colega parlamentar. “A oposição quer tentar protelar a tramitação deste projeto, pois é só a votação do veto porque todo o processo legislativo já foi feito, aprovado em duas discussões por 11 votos. Repudio essa manifestação na Justiça feita apenas por dois vereadores”, comentou.

O presidente da Câmara, Reygler Max decidiu convocar reunião extraordinária para a próxima terça-feira (05), pois a votação desse veto, se não concluída, tranca a pauta do Legislativo, o que impedirá a tramitação e votação de qualquer outro tipo da matéria em plenário.

Jornada

O Substitutivo n° 01 ao PL 4.370, que aprova o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Timóteo (APAST), foi aprovado em segunda votação e redação final em dezembro do ano passado. Porém, em 31 de janeiro deste ano o prefeito Douglas Willkys vetou a matéria em sua totalidade. A partir de então iniciou-se uma verdadeira queda de braço na justiça entre oposição e situação. A situação formada pelos vereadores da base do prefeito quer a derrubada do veto. A oposição formada pelos vereadores Vinícius Bim, Professor Ronaldo, Geraldo Gualberto e Nelinho Ribeiro, quer a manutenção do veto, e a tramitação do Projeto de Lei original.

Plano de Manejo

Estabelecido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, por meio da Lei Federal 9.985/200, o Plano de Manejo é o instrumento que norteia o que pode ou não ser feito dentro da APA Serra, ou seja, quais atividades devem ser incentivadas, limitadas ou não permitidas em cada uma das zonas dentro da APA.

A ausência deste instrumento motivou o ajuizamento de uma ação civil pública pelo Ministério Público, proibindo quaisquer intervenções na área até que o Plano de Manejo seja aprovado.

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM