A Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca, na região metropolitana do Recife, concluiu a modernização do Trem 1, aumentando sua capacidade de produção de óleo diesel. Agora, a unidade é capaz de refinar 130 mil barris por dia, um acréscimo em relação aos 115 mil barris anteriores.
Este processo de reestruturação, conhecido como revamp, demandou um investimento de R$ 93 milhões. Graças a essa melhoria, a Petrobras pode converter o petróleo do pré-sal em diesel, aumentando a produção do diesel S-10, que é considerado mais sustentável. Em 2024, a Rnest produziu 3,1 milhões de litros desse combustível, representando 12% da produção total pela Petrobras e suficiente para abastecer 6,7 milhões de caminhões.
O diesel S-10, que é amplamente utilizado por veículos pesados e leves, proporciona maior eficiência energética e diminui o impacto ambiental, com cerca de 70% do diesel usado no Brasil sendo S-10.
A Refinaria Abreu e Lima também se destaca por transformar gases poluentes em ácido sulfúrico, um produto comercializável. Com a unidade U-93 Snox em funcionamento desde dezembro de 2024, a refinaria mantém sua trajetória de inovação na redução de emissões.
Além disso, estão em andamento obras para a conclusão do Trem 2, que deve duplicar a capacidade de refino da Rnest, alcançando uma produção diária de até 260 mil barris. Essa expansão deve resultar em 13 milhões de litros de diesel S-10 diariamente, o que seria suficiente para abastecer 10,5 milhões de caminhões anualmente. A Petrobras planeja concluir essa obra até 2029.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br