BRASÍLIA – A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação de busca e apreensão contra assessores dos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ).
Os mandados estão sendo cumpridos em endereços ligados aos integrantes das equipes dos parlamentares. As informações são do portal G1.
A suspeita é sobre um suposto esquema de uso de dinheiro da cota parlamentar para a realização de pagamentos irregulares. A cota é uma verba liberada pelo Câmara para que deputados financiem suas atividades legislativas, mas há critérios para o uso dela.
De acordo com a PF, o esquema criminoso consistia em um acordo ilícito entre agentes públicos (que seriam as equipes dos deputados) e empresários de locadoras de veículos. A investigação apontou que os investigados simulavam contratos de prestação de serviços e, assim, desviar recursos públicos da cota.
A operação foi chamada de “Rent a Car”, que na tradução literal para o português significa “alegar um carro”. São investigados os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal. A reportagem busca contato com as assessorias dos deputados e aguarda retorno.
Confira a matéria completa em: zug.net.br