Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » PGD do Imposto de Renda 2025 já disponível para download na Receita Federal

PGD do Imposto de Renda 2025 já disponível para download na Receita Federal

PGD do Imposto de Renda 2025 já disponível para download na Receita Federal

O Programa Gerador de Declaração (PGD) do Imposto de Renda 2025 pode ser baixado na página da Receita Federal. A partir do dia 17 de março, os contribuintes poderão começar a enviar suas declarações, com o prazo final se encerrando em 30 de maio.

Ao instalar o programa em seu computador, os usuários terão acesso a informações de declarações passadas e aos dados pré-preenchidos pela Receita. Isso ajuda na organização e na coleta de documentos necessários antes do início do período de entrega.

Para quem prefere, a Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) pode ser preenchida pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) ou pelo aplicativo Receita Federal para dispositivos móveis. Contudo, neste último caso, o programa estará disponível apenas a partir de 1º de abril, e pode haver limitações em relação aos dados que podem ser utilizados.

Novidades para 2025

A Receita Federal anunciou que haverão atrasos na disponibilização da declaração pré-preenchida, que conterá dados previamente apurados pelo Fisco. Esta informação será disponibilizada a partir de 1º de abril em todos os canais, mas as informações poderão ser carregadas conforme forem coletadas.

Instruções de Instalação

Para ter acesso ao programa, o usuário deve acessar a seção de Imposto de Renda no site da Receita Federal, clicar em Declaração e selecionar Baixar o Programa, escolhendo a versão compatível com seu sistema operacional (Windows, MacOS, Linux ou Multiplataforma).

Após o download, basta abrir o arquivo executável (.exe) e seguir as instruções. A instalação requer o Windows 7 ou versão superior. Na plataforma, podem ser encontrados detalhes adicionais sobre métodos de instalação e como solucionar problemas comuns.

Calendário Importante

  • 13 de março: Liberação do programa gerador da declaração para preenchimento.
  • 17 de março: Início das transmissões pelo programa gerador.
  • 1º de abril: Liberação do programa de preenchimento e entrega online, além da declaração pré-preenchida.
  • 30 de maio: Fim do prazo para entrega da DIRPF 2025 sem multas.

Restituições

As restituições serão feitas em cinco lotes, entre maio e setembro de 2025, nas seguintes datas:

  • Primeiro lote: 30 de maio
  • Segundo lote: 30 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 29 de agosto
  • Quinto lote: 30 de setembro

Em 2025, haverá maior prioridade para os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem pela restituição via Pix.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM