Conferência de Cultura foi realizada no plenário da Câmara de Ipatinga
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC realizaram, nesta terça-feira (12), a VIII Conferência Municipal de Cultura, momento em que foram debatidos os seis eixos para a cultura de Ipatinga.
A Conferência foi aberta pelo secretário da Semcel, Carlão Oliveira, que discursou sobre as ações da pasta e o compromisso com os patrimônios históricos e tombados, bem como com toda cultura da cidade. Na sequência foram ministradas as palestras “Democracia e Direito à Cultura” pelo Mestre em Ciências Sociais, Cláudio Letro, e “Capital Cultural e Construção do Território” pelo Doutor em história, Haruf Salmen Spíndola.
Durante o encontro que reuniu dezenas de produtores culturais atuantes no Vale do Aço, ocorreu a eleição de delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, quando serão apresentadas as propostas sobre os seis eixos para a cultura local definidas durante a Conferência Municipal.
Os eleitos que representarão o município são os produtores culturais, Leila Aparecida da Cunha e Wenderson Godoi dos Santos, e seus suplentes são Geraldo Santos e Rosa Andrade Oliveira Figueiredo. Os delegados indicados pelo Poder Público ainda serão definidos, obedecendo a regra de serem pessoas que atuem em órgãos ou comissões municipais relacionadas à Cultura.
A VIII Conferência Municipal de Cultura é etapa integrante da 4ª Conferência Nacional de Cultura e seguiu o tema instituído nacionalmente –”Democracia e Direito à Cultura”.
Confira a matéria completa em: zug.net.br