Um adolescente de 13 anos foi levado para a delegacia em Ipatinga após ameaçar atacar a escola Carlos Drummond de Andrade em uma mensagem publicada em sua conta no Instagram.
Texto publicado pelo perfil Theghostmanfonte: Redes sociais
As investigações se iniciaram desde a última sexta-feira à noite, dia (07/04), quando passou a circular nas redes sociais uma mensagem publicada pelo perfil no Instagram denominado “the.ghostman67”, na qual ameaçava realizar um massacre na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, situada no bairro Ideal, em Ipatinga.
Após os recentes ataques violentos em escolas e creches em São Paulo e Santa Catarina, os moradores da cidade ficaram preocupados com a ameaça.
A agência de inteligência da Polícia Civil iniciou uma investigação e a Polícia Militar realizou diligências para identificar os autores das ameaças.
Dois perfis no Instagram foram identificados, ambos fazendo ameaças de massacres em diferentes escolas da cidade.
O segundo perfil registrado possuia o nome de usuário “macacreipatinga’, e ameaçou realizar um ataque na escola Laura Xavier Santana, no bairro Bom Jardim, em Ipatinga. O perfil não chegou a proferir ameaças, mas, era muito parecido com o perfil “the.ghostman67”, possuindo a mesma imagem de perfil.
O dono do primeiro perfil, que ameaçou atacar a escola Carlos Drummond, foi identificado como um adolescente de 13 anos, ex-aluno da escola. O criador do segundo perfil, que fez ameaças de ataque à escola Laura Xavier Santana, é um menino de 11 anos de idade.
Aparelhos apreendidos (fonte: PMMG)
Após coletar informações, a Polícia Civil de Ipatinga foi à casa dos dois menores para investigar o caso. Na casa do adolescente de 13 anos, ele confessou ter criado o perfil e publicado a mensagem, mas alegou que fez isso por brincadeira e depois se arrependeu, apagando o perfil logo em seguida. O jovem afirmou ter feito isso sozinho e não ter coragem de fazer um ataque à escola. O aparelho celular usado pelo adolescente e seu videogame foram apreendidos pelos policiais civis.
Na casa do menino de 11 anos, ele confessou ter criado um perfil semelhante, mas disse que não tinha intenção de postar qualquer mensagem de ameaça de ataque à escola. Ele afirmou ter visto a mensagem publicada pelo outro perfil e, por isso, resolveu fazer um perfil semelhante de brincadeira. O aparelho celular do menino também foi apreendido.
Os dois menores foram levados à delegacia para prestar mais esclarecimentos. O adolescente de 13 anos, que é apontado como introvertido e sofria bullying na escola Carlos Drummond, foi identificado como o responsável pelas ameaças de ataque à escola. As investigações continuam para esclarecer se há outras pessoas envolvidas.
Resposta
Operação Proteção Escolar (fonte: 14° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais)
O 14° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais em Ipatinga informou que, diante das ameaças, foi lançada nesta manhã a OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO ESCOLAR. Segundo a polícia, a operação tem como objetivo principal proteger o ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação.
A operação conta com um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior dos educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano. Ainda de acordo com a polícia, a operação visa fortalecer a relação entre a comunidade escolar e a Polícia Militar de Minas Gerais, promovendo a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável.