Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Policiais ajudam a abrir caminho no trânsito para levar criança em convulsão a hospital em Governador Valadares

Policiais ajudam a abrir caminho no trânsito para levar criança em convulsão a hospital em Governador Valadares

Policiais ajudam a abrir caminho no trânsito para levar criança em convulsão a hospital em Governador Valadares

Família seguia de carro com a criança durante o horário de pico quando encontrou viatura da PM, que abriu o caminho até o hospital. Delegado explica o que diz o Código de Trânsito em situações como essa. Policiais ajudam a abrir caminho no trânsito para levar criança em convulsão a hospital
Uma equipe da Polícia Militar ajudou a socorrer uma criança que estava tendo uma convulsão no fim da tarde dessa segunda-feira (20), em Governador Valadares, no Leste de Minas. Os policiais abriram caminho no trânsito intenso da cidade para garantir que a família chegasse rapidamente ao hospital (veja o vídeo acima).
Segundo a PM, a criança, de apenas 6 anos, passou mal em casa e começou a convulsionar. Os pais colocaram a filha no carro e seguiram em direção a um hospital particular da cidade. No trajeto, encontraram trânsito congestionado por causa do horário de pico.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Ao avistarem uma viatura da Polícia Militar, pediram ajuda imediatamente. Os policiais, ao entenderem a urgência da situação, passaram a guiar o carro da família, abrindo passagem entre os veículos até a unidade de saúde.
Com o apoio dos militares, a família conseguiu chegar rapidamente ao hospital, onde a menina foi atendida. Segundo informações da PM, a criança recebeu os cuidados necessários e o caso teve um desfecho positivo.
Policiais ajudam a abrir caminho no trânsito para levar criança em convulsão a hospital em Governador Valadares
Polícia Militar/Divulgação
O que diz a lei sobre abrir caminho para veículos de emergência
O caso gerou dúvidas nas redes sociais sobre o que diz a legislação de trânsito em situações como essa — em que motoristas avançam sinal ou mudam de faixa de forma atípica para abrir caminho a viaturas e ambulâncias.
De acordo com o delegado Marcos de Alencar, o comportamento é respaldado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Ao ouvir o sinal sonoro e ver as luzes intermitentes de um veículo de socorro, de salvamento ou combate a incêndio, os demais condutores devem se posicionar à direita da via e permitir a passagem”, explicou.
Se, por exemplo, um motorista for multado ao avançar um sinal vermelho em uma situação como essa, a infração pode ser anulada. Basta procurar o órgão de trânsito responsável.
“Esse comportamento excepcional é respaldado pelo código de trânsito. A pessoa que eventualmente foi flagrada por um radar deve procurar o órgão de trânsito, porque a multa vai ser anulada”, esclareceu o delegado.
O delegado também afirmou que deixar de dar passagem a veículos de emergência é uma infração gravíssima, com penalidade de sete pontos na carteira de habilitação e pagamento de multa.
A orientação é clara: ao perceber a aproximação de um veículo de socorro — identificado pelo uso de sirene e luzes de alerta — o condutor deve agir imediatamente e com segurança para permitir sua passagem.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.

Confira a matéria completa em: g1.globo.com

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM