TIMÓTEO – Desde 2011 se arrasta uma preocupação com o futuro das pinturas em azulejo na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro-Sul de Timóteo. Na ocasião, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural definiu por uma campanha para preservação das pinturas que, há mais de 40 anos, contam a história de pioneiros e das primeiras atividades econômicas de Timóteo.
Enquanto nada de concreto acontece, a população de Timóteo está diante da deterioração de uma história. O interesse na preservação dessa parte da história de Timóteo é de todos, não só pelo valor cultural, mas por sua importância histórica.
No registro fotográfico do repórter JBN, pode ser observado que a ação do tempo está findando algumas peças do azulejo. A falta de preservação das pinturas, é o retrato do abandono da jardinagem no entorno da imponente Matriz de São Sebastião. Muito triste e ofensivo aos olhos da população da sede do município.
Conselho Municipal de Patrimônio Cultural
O município de Timóteo conta atualmente com um Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. Os membros do Conselho foram eleitos para o biênio 2023/2025. Ele está composto por representantes do Poder Executivo e Legislativo e Sociedade Civil Organizada.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br