REDAÇÃO – Em busca de medidas mais efetivas para desafogar o sistema de saúde no município e região, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, se reuniu neste sábado (29) com o novo ministro titular da pasta, Alexandre Padilha. O encontro foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte. Acompanhado de Ernany de Oliveira Duque Júnior, diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge/Samu), do qual Gustavo é o atual presidente, o assunto principal foram novas ações que possam impactar positivamente no sistema de atendimento à população em suas demandas diárias.
Foi a primeira vez que Alexandre Padilha esteve na capital mineira depois de ser empossado no Ministério da Saúde. Ele assumiu a pasta no último dia 10 de março, no lugar de Nísia Trindade. Padilha deixou o Ministério de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do governo, com o desafio de ampliar o acesso da população a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Gustavo Nunes e Alexandre Padilha discutiram pautas importantes que podem impulsionar o atendimento na atenção básica, de urgência, de média e alta complexidade, entre outras áreas estratégicas. Nas pautas relacionadas ao consórcio, eles discutiram sobre a adesão ao cofinanciamento federal para aumentar os valores atualmente repassados aos Consórcios de Saúde, a renovação da frota de ambulâncias, mais recursos para o Núcleo de Educação Permanente (NEP), programa destinado ao treinamento e capacitação dos profissionais com cursos voltados para atenção às Urgências e Emergências, além da busca pela melhoria das condições salariais para os condutores socorristas.
Com o novo ministro titular da pasta, Alexandre Padilha, Ernany de Oliveira Duque Júnior, diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge/Samu), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes.
“Apresentamos ao ministro as necessidades dos municípios para enfrentar a pressão sobre a capacidade de atendimento em saúde, os custos que o município precisa para bancar os serviços com qualidade e somar forças para evitar a redução dos atendimentos em Ipatinga, que é referência para a Região Metropolitana do Vale do Aço, e também nos 81 municípios que integram o Consurge”, destacou o prefeito.
Para Gustavo Nunes, os municípios estão trabalhando intensamente para honrar o compromisso com todos os cidadãos. “Nesse sentido, precisamos avançar no diálogo com o Estado e a União, e fortalecer a regulação para garantir que o sistema funcione de maneira mais equilibrada para todos. Estamos juntos para encontrar ainda outras soluções que melhorem o atendimento à população. Isso é o que de fato importa”, concluiu.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br