Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Prefeitura de Coronel Fabriciano discute ampliação da agricultura familiar

Prefeitura de Coronel Fabriciano discute ampliação da agricultura familiar

Prefeitura de Coronel Fabriciano discute ampliação da agricultura familiar

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano segue fortalecendo suas políticas de apoio aos produtores rurais, reafirmando seu compromisso com a agricultura familiar. Nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoveu a primeira reunião do ano com agricultores para alinhar estratégias e atender às principais demandas do setor.

Durante o encontro, foram definidas ações estratégicas, incluindo a realização de oficinas mensais de capacitação sobre comercialização, documentação, produção e precificação de produtos rurais. Além disso, foi estabelecida a participação ativa dos agricultores no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e na gestão do Fundo Municipal de Agricultura, que já dispõe de recursos para a aquisição de equipamentos destinados à zona rural.

Atualmente, a Prefeitura mantém um convênio com apoio financeiro à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), que desempenha um papel essencial no suporte técnico aos agricultores, viabilizando programas estaduais que beneficiam diretamente os produtores. O município já adquire cerca de 30% dos alimentos da merenda escolar da agricultura familiar, mas a meta é ampliar esse percentual para fortalecer ainda mais a economia local.

“Nosso objetivo é ultrapassar esse percentual, garantindo que mais recursos permaneçam no município e incentivando os produtores a aumentarem sua produção com qualidade. Além disso, produtos locais oferecem mais segurança alimentar, pois são livres de agrotóxicos, diferentemente dos adquiridos de fora”, destacou Manoel Simões de Barros, técnico extensionista da Emater.

Para o prefeito Sadi Lucca, mesmo que a agricultura não seja a principal atividade econômica de Coronel Fabriciano, é essencial incentivar e ampliar o apoio aos produtores rurais. “Sabemos do potencial da nossa zona rural e, por isso, estamos investindo cada vez mais na região dos Cocais. Melhoramos o sinal de internet, estamos pavimentando o acesso à Serra e levando outras melhorias para facilitar o escoamento da produção até a zona urbana, garantindo que esses produtos cheguem às nossas escolas e à mesa dos cidadãos. Além disso, queremos capacitar nossos produtores para que produzam cada vez mais e com qualidade”, ressaltou o prefeito.

Mulheres empreendedoras no setor rural

A reunião também contou com a presença de representantes das associações APPRICO, AGRIFARM, AMPRICFR e Marias da AGRIFARM, reforçando a importância da participação feminina na agricultura familiar.

Segundo Ana Carolina Magalhães, presidente da Ampricfr – Associação das Mulheres Produtoras Rurais Independentes de Coronel Fabriciano e Região, as mulheres desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do setor. “Nosso objetivo é unir mulheres produtoras que sustentam suas famílias, capacitando-as para transformar suas colheitas em fonte de renda, contribuindo para o comércio local e evitando o êxodo rural. A parceria com a Prefeitura é essencial para oferecer capacitação, orientação financeira e aprimoramento das técnicas de cultivo, permitindo que essas mulheres tenham produtos de qualidade e maior valorização no mercado”, afirmou Carolina.

Ela também destacou que, com o apoio da Prefeitura e do Sebrae, muitas agricultoras passaram a enxergar novas oportunidades no campo:

“No ano passado, um curso de capacitação trouxe uma nova visão para essas mulheres, mostrando que elas podem expandir suas culturas e comercializar seus produtos para o município e para o Estado. Esse ciclo de geração de renda fortalece tanto a zona rural quanto a urbana, beneficiando toda a comunidade”, concluiu.

Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Coronel Fabriciano reafirma seu compromisso com a agricultura familiar, promovendo mais qualidade de vida, geração de renda e desenvolvimento sustentável no município.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM