FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano anunciou, na última semana, o reforço de investimentos com foco na geração de energia fotovoltaica (solar) em seus prédios públicos. Para executar esta etapa do projeto, foi destinado mais de R$ 3 milhões para equipar 14 imóveis municipais, todos próprios, com placas solares e usinas fotovoltaicas.
Na primeira etapa do projeto, foram investidos R$ 3 milhões. A tecnologia limpa e sustentável foi implantada em 15 prédios, dentre escolas, unidades de saúde e administrativas. O projeto se paga com a redução na conta de energia elétrica, que em algumas unidades chega até 100%. Já a vida útil das placas instaladas, é de cerca de 25 anos.
O secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabricio Farias, destaca que o objetivo da Prefeitura de Fabriciano é tornar os prédios autossuficientes na geração de energia elétrica. “Em vários imóveis que tiveram instaladas as usinas fotovoltaicas, o resultado começou a aparecer: algumas contas já foram zeradas; em outras, existe sobra de energia que é direcionado para atender demais unidades”, explica o secretário.
Sobre a segunda etapa do projeto, Fabrício Farias, antecipa que os trabalhos começam já nos próximos dias. “O projeto foi retomado para garantir a premissa básica da gestão, que é a economicidade. A previsão é de conclusão em até 4 meses, gerando economia aos cofres público”, justifica.
GERAÇÃO DE ENERGIA
A seleção das unidades levou em conta um conjunto de variáveis, como perfis de consumo, o tipo de usina adequada, infraestrutura existente, necessidade de adaptações, dentre outros. Para isso, foi feito amplo estudo de viabilidade técnica. De um total de 50 prédios atuais, 36 serão contemplados com o projeto de geração de energia solar.
Dentre as unidades que já receberam e usam a tecnologia estão: Paço Municipal; as escolas municipais Maria Da Penha Lima, Argeu Brandão, Raimunda Coura, Senador Zé Alencar, José Pinto dos Santos, Messias Paulo Moreira; CMEIs Aroldo Brande, Serra Azul, Sonho de Criança e Espaço da Infância; UPA 24 Horas, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e UBSs do JK e Caladinho.
Além da instalação dos sistemas fotovoltaicos, o projeto contempla ainda capacitação de profissionais representantes das unidades já contempladas. O objetivo é orientar sobre o funcionamento, uso correto do sistema e equipamentos instalados.
QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO
A Prefeitura de Coronel Fabriciano é uma das primeiras do Vale do Aço a adotar a energia solar em seus prédios. A instalação de painéis solares em edifícios públicos garante autossuficiência energética, blindando estes espaços dos impactos de uma eventual crise hídrica e do aumento das tarifas. Além disso, é uma energia sustentável dos pontos de vista ambiental e econômico.
O vice-prefeito, Sadi Lucca, participou da assinatura da ordem de serviço da segunda etapa do projeto e destacou a importância da iniciativa. “É mais um investimento que, além dos benefícios gerados por si só, vai proporcionar economia para o nosso município. E com a redução da conta de luz, o dinheiro será revertido para mais obras e infraestrutura”, conclui Sadi Lucca.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br