BRASÍLIA – A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) deve protocolar nesta terça-feira (25) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1, que impõe seis dias de trabalho para um de folga durante a semana.
O tema chegou a entrar em debate público no final do ano passado, mas o texto não chegou a ser formalmente apresentado. O protocolo acontece com mais de 230 assinaturas à PEC – são necessárias pelo menos 171.
“Foram meses de articulação e luta, ainda longes de acabar, e que colocaram a nossa pauta por dignidade em uma posição privilegiada no debate nacional”, declarou Erika Hilton.
Ela anunciou que explicará as próximas estratégias em uma coletiva de imprensa às 16h na Câmara. Estará na entrevista, ainda, o vereador do Rio de Janeiro Rick Azevedo (Psol), fundador do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho).
A PEC acaba com a escala 6×1 e propõe a adoção da 4×3, que determina quatro dias de trabalho para três de folga na semana. A alternativa, porém, está longe de conseguir apoio. A ideia é ter uma margem de negociação para chegar à escala 5×2, que garante dois dias de folga.
O tema chegou a dividir opiniões quando o debate foi colocado por Hilton. A oposição, assim como alas do empresariado (incluindo pequenos empresários), alegaram temer o impacto da mudança nas contas de seus negócios. Os trabalhadores, no entanto, firmaram campanha contra a escala 6×1 e a chamaram de insalubre e desumana.
Na campanha para pressionar pelo avanço da PEC, Hilton também convocou um “panfletaço” em várias cidades do país ao longo desta terça-feira. Belo Horizonte, em Minas Gerais, é uma das capitais da lista. A mobilização será a partir das 18h na Praça Sete.
Confira a matéria completa em: zug.net.br