O candidato a vereador de Belo Horizonte Dimi Chaves (PT), derrotado nas urnas no pleito de 2024, irá assumir um cargo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Conforme o Diário do Legislativo desta terça-feira (25 de fevereiro), o postulante irá atuar no gabinete da Liderança da Minoria, grupo na Casa Legislativa que tem o menor número de parlamentares e orientação oposta à da maioria. Quem ocupa o cargo de líder atualmente é o deputado e presidente estadual do PT, Cristiano Silveira.
Defensor de pautas voltadas a autistas, neurodivergentes e PCDs, Dimi somou 1.510 votos nas eleições para vereador da capital mineira no ano passado. Os votos, entretanto, não foram suficientes para ser eleito, assim, Dimi configura como suplente na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Outros candidatos derrotados nas urnas foram nomeados para cargos na prefeitura da capital e também na Câmara. Mais recentemente, o ex-vereador de Belo Horizonte Jorge Santos (Republicanos), que não conseguiu se reeleger no pleito de 2024, foi nomeado para ocupar um cargo em comissão na Secretaria Municipal de Governo do Executivo Municipal. Além dele, o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União) também nomeou as então candidatas Natália Araújo (PSD) para atuar no gabinete do vice-prefeito como assessora especial e Isabella Pedersoli (PSD) para chefiar a Diretoria de Políticas para as Mulheres, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Na Câmara de Belo Horizonte, o ex-vereador Wilsinho da Tabu (Podemos), que também não conseguiu se reeleger, irá retornar à Casa como chefe do gabinete do parlamentar José Ferreira (Podemos). O ex-vereador de Belo Horizonte Marcos Crispim (DC) também foi nomeado para o cargo de assessor parlamentar de Flávia Borja (DC). Antes deles, o presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), havia nomeado os ex-parlamentares Rubão (Podemos) e Wesley Moreira de Pinho (Mobiliza), ambos para o gabinete da presidência. Enquanto Wesley se tornou chefe, Rubão atua como assessor parlamentar.
Confira a matéria completa em: zug.net.br