A Prefeitura de Ipatinga anunciou nesta segunda-feira (10) que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE-MG) está com inscrições abertas, dentro do projeto “Trilhas do Futuro”, para mapeamento de demandas por ocupações de trabalho e formação profissional. Este mapeamento tem como objetivo identificar a carência de profissionais qualificados, com formação técnica, para ocupar determinadas vagas no mercado de trabalho.
Em outras palavras, o projeto “Trilhas do Futuro” busca conhecer quais e quantas vagas de emprego existem em aberto, e serão abertas nos próximos anos, nas diversas empresas de Minas Gerais e qual a formação técnica necessária para ocupação destas vagas. Estes dados serão compartilhados com a Secretaria de Estado da Educação, que ofertará cursos técnicos do “Trilhas de Futuro” baseados neles.
De acordo com o secretário municipal de DesenvoIvimento Econômico e Turismo de Ipatinga (Semdetur), Dijalma Matos, esse mapeamento será de grande importância para nortear investimentos no município. “Essa análise da mão de obra do setor produtivo indicará onde e em quais áreas o Governo irá investir em cursos técnicos. Essa pode ser uma boa oportunidade para aumentarmos o número de técnicos formados em Programação, Eletrônica, Biotecnologia e outras áreas de alta tecnologia, por exemplo”, pontuou.
Para participar da pesquisa, basta responder o formulário elaborado para o mapeamento, informando demandas de ocupação, número de vagas, formação técnica necessária, local da vaga e a previsão de contratação.
A Semdetur espera que os empreendedores ou representantes de empresas acessem o endereço e preencham o formulário, que pode
ser respondido até o dia 17 de abril por meio do endereço eletrônico www.trilhasdefuturo.mg.gov.br