IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Município, uma retificação de edital prorrogando o período de inscrições para a eleição do Conselho Municipal da Cidade, referente ao triênio 2025/2027. Com essa alteração, outras datas anteriormente previstas também foram modificadas.
Agora, os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, dia 20 de maio. A data da eleição também foi modificada: o pleito será realizado no dia 27 de maio, das 17h às 19h30, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre. A análise dos documentos dos inscritos e a divulgação das entidades habilitadas ocorrerão nos dias 21 e 22 de maio.
“Acreditamos que essa ampliação do prazo garantirá maior participação. É uma oportunidade para as entidades que não conseguiram se inscrever. Contamos com a adesão de todos. O prazo termina na próxima terça-feira, então não deixe para a última hora. Em caso de dificuldades, procure pessoalmente a Seplan – estaremos prontos para ajudar”, destacou o secretário de Planejamento, Bruno Santos Almeida.
Inscrição
O formulário para requerer habilitação e encaminhar a documentação continua o mesmo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzk_nSpvk_xTechgbx7ZYew09XDF1CgQO-9QEmOrcYrf7fng/viewform .
O processo eleitoral é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que reforça a importância de atenção no preenchimento do formulário. Algumas inscrições realizadas anteriormente apresentaram documentação incorreta. Nesses casos, a equipe da Seplan está entrando em contato com os responsáveis para orientar sobre as correções necessárias.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, servidores da pasta estarão disponíveis das 9h às 17h30 para ajudar no preenchimento do formulário e esclarecimentos. O gabinete da Seplan está localizado no prédio da administração municipal, na avenida Carlos Chagas, 825, bairro Cidade Nobre, 4º andar, sala 412.
Quem pode participar?
Podem participar da eleição entidades civis organizadas que representem os seguintes segmentos: movimentos populares, sindicatos de trabalhadores, setor empresarial ligado à produção e financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e organizações não governamentais com atuação na área de desenvolvimento urbano. A entidade que tiver interesse em concorrer a uma vaga no Conselho deverá, obrigatoriamente, indicar um candidato titular e um suplente.
O Conselho
O Conselho Municipal da Cidade é composto por 27 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil. Sua função é propor diretrizes para o desenvolvimento urbano, articulando políticas públicas nas áreas de habitação, mobilidade, meio ambiente e planejamento.
Composição
- 11 representantes do Poder Público (sete do Poder Executivo e quatro do Poder Legislativo);
- 7 representantes de movimentos populares;
- 3 representantes de sindicatos laborais;
- 3 representantes do setor empresarial ligado à produção e financiamento do desenvolvimento urbano;
- 2 representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, e conselhos profissionais;
- 1 representante de Organizações Não Governamentais (ONGs) com atuação na área de desenvolvimento urbano.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br