Ficou acertado entre a administração Quintão, entidades e sindicato patronal que os convênios de 2017 serão assinados até a próxima quinta-feira (23).
A estrutura administrativa das creches conveniadas de Ipatinga voltará a funcionar em 2 de março próximo e as entidades reabrirão suas portas para atendimento à população na segunda-feira seguinte, dia 6 de março. A decisão foi sacramentada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Prefeitura de Ipatinga, com a presença do secretário municipal de Educação, Jésus Nascimento, sua equipe técnica, uma comissão escolhida para representar as instituições, o diretor do sindicato patronal e um grupo de vereadores.
O maior obstáculo para a retomada das atividades das creches era uma dívida de R$ 541 mil herdada da administração anterior. Durante a reunião ficou acertado que todas as entidades que tenham até R$ 10 mil para receber, a fim de cumprir compromissos pendentes desde 2016, vão ter o dinheiro disponibilizado na próxima semana. As que têm a receber valores superiores terão recursos liberados em três parcelas, sendo que um terço do valor também será pago na próxima semana.
POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO
A administração municipal se comprometeu a manter uma política de interação permanente com as instituições, visitando-as com regularidade. O estreitamento das relações com os diretores e outros responsáveis pelas entidades, também como forma de prevenir problemas futuros, foi anunciado durante a reunião de negociação.
“A nossa prioridade é garantir educação de qualidade e honrar os compromissos que temos com as creches durante nossa administração. Pessoalmente, faço questão de comparecer a algumas delas, durante o ano letivo, e sei que esta também é a intenção do prefeito Sebastião Quintão. Gostaria de contar igualmente com a companhia dos vereadores, para juntos podermos fazer uma aproximação salutar dos poderes públicos com estas instituições, procurando estabelecer com elas uma parceria justa e conservar um diálogo aberto”, argumentou Jésus.
NOVO CONVÊNIO
Definida a questão relativa às dívidas do governo anterior, ficou acertado entre a administração Quintão, entidades e sindicato patronal que os convênios de 2017 serão assinados até a próxima quinta-feira (23). Elas serão chamadas separadamente para as assinaturas, a partir de terça-feira (21).
O funcionamento regular das creches assegura vagas para mais de três mil crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil. Os recursos deverão custear o pagamento de salários e encargos trabalhistas para professores, coordenadores, agentes administrativos e auxiliares de serviço, assim como despesas gerais como água, luz, contabilidade, materiais didáticos e de limpeza. Algumas das instituições também recebem valores relativos a aluguéis.