Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Premiação destaca trabalhos de psicólogos na luta antimanicomial no DF

Premiação destaca trabalhos de psicólogos na luta antimanicomial no DF

Premiação destaca trabalhos de psicólogos na luta antimanicomial no DF

No último domingo (18), celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a feira de artesanato no Cine Brasília trouxe à luz o trabalho de Marcus Danyel Martins, de 22 anos, e outros pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal.

Os produtos, que incluem bordado, macramê e crochê, visam gerar renda e apoiar iniciativas como o projeto de teatro e cinema da Companhia Atravessa a Porta, que opera dentro do Caps do Paranoá, a cerca de 20 quilômetros da capital.

Danyel, que antes enfrentou diversas internações psiquiátricas devido à depressão, destaca a diferença entre as experiências:

“No hospital, é muito medicamento e pouca gente conversando com você. Já no Caps, o pessoal é mais atencioso. Dá até para fazer algumas amizades”.

O projeto Atravessa a Porta, premiado em primeiro lugar na Mostra Distrital de Práticas Profissionais, aborda a psicologia em sua relação com a arte. Amanda Gayatri, psicóloga responsável pelo projeto, destacou:

“Quando a gente coloca em movimento para serem inspirações para a criação, isso também se torna uma ponte para o mais social”.

O grupo também produziu o longa-metragem Capsianos, que retrata as histórias de usuários de Caps no DF, apresentado no Cine Brasília.

A premiação foi parte da programação da Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França, reconhecendo práticas exitosas em psicologia. Thessa Guimarães, presidente do Conselho Regional de Psicologia do DF, enfatizou:

“São trabalhos de cuidado da saúde mental e do sofrimento psíquico em liberdade, com respeito à dignidade humana”

.

Recentemente, projetos como “Maluco voador: voos entre a saúde mental e cultura popular”, de Filipe Willadino Braga, e “A quem pertence a cidade?”, de Manuela Silvestre Fernandes Alencar, também foram premiados.

A assistência a pessoas em sofrimento psíquico no Brasil se dá por meio da Rede de Atenção Psicossocial do SUS, onde é garantido atendimento multiprofissional gratuito.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM