De acordo com o Climatempo, a partir desta terça-feira (27), uma forte massa de ar polar irá avançar sobre o Brasil, trazendo a primeira grande onda de frio do ano. Essa frente fria deve resultar em uma queda acentuada nas temperaturas, afetando não apenas a região Sul, mas também partes do Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
A expectativa é que essa seja a primeira onda de frio significativa de 2025, ocorrendo a menos de um mês do solstício de inverno, que será em 20 de junho. Nesta segunda-feira (26), o tempo ainda será quente e abafado em boa parte do país, mas as mudanças começam a acontecer já na terça-feira.
Duas ondas previstas
- Primeira frente fria: começa a atuar na terça-feira (27), com possibilidade de chuva na região Sul e instabilidades em São Paulo e Mato Grosso.
- Reforço polar: entre os dias 31 de maio e 1º de junho, a queda da temperatura se intensificará no Sudeste e Centro-Oeste, aumentando o potencial de recordes de frio.
No Sudeste e Centro-Oeste, apesar do avanço do ar polar, o tempo permanecerá predominantemente seco. Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo deverão continuar com sol, e a umidade relativa do ar deve estar abaixo dos 30%. No Espírito Santo, há Chance de pancadas de chuva isoladas.
Recordes à vista
Devido à intensidade esperada para essa onda de frio, os primeiros dias de junho poderão registrar novos recordes de temperaturas mínimas de 2025 em várias regiões. Até o momento, a temperatura mais baixa do ano foi de -3,2°C, registrada em São Joaquim (SC), na região dos Caminhos da Neve. É provável que esse número seja superado nos próximos dias com o avanço da massa de ar polar sobre o país.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br