Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Primeiro LIRAa do ano aponta aumento de infestação por Aedes aegypti em Governador Valadares

Primeiro LIRAa do ano aponta aumento de infestação por Aedes aegypti em Governador Valadares

Primeiro LIRAa do ano aponta aumento de infestação por Aedes aegypti em Governador Valadares

Números apontaram um aumento de 0,5% em relação ao último levantamento, feito em novembro de 2023. Mosquitos Aedes aegypti no laboratório Oxitec em Campinas, São Paulo 02/02/2016
REUTERS/Paulo Whitaker
A Prefeitura de Governado Valadares divulgou nesta sexta-feira (02), o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa.
Os dados revelaram que 5,4% dos imóveis pesquisados contam com a presença do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
Os números apontaram um aumento de 0,5%, já que no último levantamento, em novembro de 2023, o percentual foi de 4,9%.
“As pessoas precisam ter em mente que não temos em nosso município um profissional para ficar fiscalizando todos os dias os mesmos imóveis; e isso nem é papel deles. Quem deve permanecer vigilante e, colocar em prática as ações repassadas são os moradores, que precisam se unir ao Poder Público nessa luta que é de responsabilidade de todos nós!”, afirmou o gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marques Rogério.
O LIRAa apontou ainda que, mais de 90% dos focos continuam sendo encontrados dentro das casas, sendo 37,8% deles nos vasos e pratos de plantas; 22,9% nos ralos, calhas e lajes; 18,1% nos reservatórios de água secundários e 16% nos lixos acondicionados de forma incorreta. Em contrapartida, no LIRAa anterior, feito em novembro de 2023, foram registrados, respectivamente, 21,9% em vasos e pratos de plantas; 45,1% deles nos ralos, calhas e lajes; 15% nos reservatórios de água secundários e 9,5% nos lixos.
Pneus, depósitos naturais e caixas d’água tiveram uma pequena redução; de 4,9% o ano passado para 3,2% este ano (pneus); 1,3% em novembro de 2023 contra 0,6% este ano em caixas d’água e 2,3% (em novembro do ano passado) para 1,4% este ano depósitos naturais.
Em relação aos bairros, os resultados também foram alarmantes. A maioria deles teve aumento no número de criadouros e focos do Aedes. De 14 estratos, apenas 5 tiveram redução no que se refere à infestação pelo mosquito da dengue.
O mais significativo deles foi o estrato 2, que compreende os bairros Grã-Duquesa, Maria Eugênia, Santo Agostinho, Morada do Vale I, Lagoa Santa, Morada do Vale, Cidade Nova, Vale Verde e Esperança. Pasmem, pois o número quase dobrou; saltando de 5,9% em novembro de 2023 para 10% no primeiro levantamento de 2024.
Logo atrás vem o estrato 3, que compreende o Santa Helena, Morro do Carapina, Nossa Senhora das Graças, Querosene, Monte Carmelo e Santa Efigênia – registrou 5,9% contra 9,1% no LIRAa deste ano.
Em seguida, está o estrato 8, que conta Jardim do Trevo, Santa Paula, Turmalina, Posto Planalto, Sertão do Rio Doce, Retiro dos Lagos, Os Borges e Palmeiras com 7,4% contra 5,7% (em novembro de 2023).
Na sequência, vem o estrato 9, que compreende Vila Império, São Cristóvão, Jardim Perola, Kennedy, Bela Vista, Fraternidade, Vila Ozanã, São José, Nossa Senhora de Fátima e Parque Olímpico, o índice foi de 3,7% para 6,6%.
Tiveram uma pequena redução os estratos 13, que abrangem os bairros Jardim Alice, Vila Rica, Penha, Novo Horizonte, Vale Pastoril, Caravelas, Castanheiras, Vila União, Tiradentes, Figueira do Rio Doce e Vitória, que foi de 5,3% para 2,7% e também o 6 (Centro, Esplanada, Esplanadinha e São Pedro), que caíram de 6,4% para 3,9%.
Casos de arboviroses
De 31 de dezembro do ano passado até 27 de janeiro deste ano, Governador Valadares apresentou 251 casos notificados prováveis de arboviroses, sendo 202 de dengue e 49 de chikungunya. Não houve casos de zika notificados até o momento.
No mesmo período do ano passado, ou seja, de 1º a 28 de janeiro, foram 290, sendo 262 de dengue e 28 de chikungunya. Em 2023, também não houve casos de zika notificado.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Confira a matéria completa em: g1.globo.com

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM