Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Procon Municipal de Ipatinga alerta consumidores sobre compras na Black Friday

Procon Municipal de Ipatinga alerta consumidores sobre compras na Black Friday

Procon Municipal de Ipatinga alerta consumidores sobre compras na Black Friday

O Procon Municipal de Ipatinga faz um alerta aos consumidores sobre a Black Friday, campanha de vendas do comércio que movimenta o Brasil neste mês e que tem como data específica a última sexta-feira de novembro (24/11).

O Diretor do órgão, Diego Costa, diz que os consumidores devem ficar muito atentos a fim de evitar golpes e fraudes, que infelizmente, aumentam nesse período. De acordo com Diego, devido ao grande volume de publicidade e de ofertas, o consumidor vira alvo fácil de golpistas e criminosos de todo tipo.

“A Black Friday é um ambiente propício aos crimes contra o consumidor e aos abusos contra o Código de Defesa do Consumidor. Na ânsia de encontrar bons preços e de aproveitar supostas oportunidade de comprar, o consumidor fica vulnerável e se esquece de tomar cuidados, especialmente no ambiente virtual”, disse.

Segundo Diego, as estratégias mais comuns usadas pelos criminosos são as lojas virtuais falsas, boletos falsos, produtos que não existem e, agora recentemente, o falso pix. As violações ao direito do consumidor também são comuns, como promoções forjadas ou fictícias e descontos inexistentes.

O Procon lembra que a conduta mais assertiva é o acompanhamento dos preços antes de fazer a compra. Há na internet sites que permitem o acompanhamento de preços históricos dos produtos, o que pode facilitar a identificação de boas promoções.

Segurança

Segundo Diego, algumas medidas são necessárias para evitar golpes. “Primeiro, verificar se o endereço eletrônico é mesmo o da loja. Quando for pagar com boleto, verificar os dados do vendedor e se for por pix, se certificar de que o recebedor é a loja. Se for pessoa física, desconfie e entre em contato com o lojista”, disse.

Desconfie de promoções exageradas

Diego também recomenda desconfiar se o desconto for grande demais. Promoções irreais, como descontos de 80% ou 90% podem ser falsas ou irreais. Uma boa dica é consultar em sites, como o “Reclame Aqui”, a idoneidade do vendedor. Controlar a emoção é indispensável. “Os golpistas se aproveitam da euforia do consumidor e isso é uma armadilha. O golpe da escassez, que é a última peça, que vai acabar. Não caia nessa!”, alerta.

Nas compras com cartão, uma dica é usar os cartões virtuais, que evitam a exposição dos dados do consumidor na internet.

Cai no golpe. O que devo fazer primeiro?

A recomendação do Procon, é antes de qualquer coisa, acionar o banco para denunciar o golpe. Segundo o Procon, ao identificar a ação de golpistas, os bancos têm a alternativa de acionar o mecanismo especial de devolução do Banco Central.

Após acionar o banco, e já com evidências, o consumidor deve procurar a polícia e contactar um advogado para verificar a possibilidade de ressarcimento dos valores.

Black Friday – Veja as dicas do Procon e não caia em golpes!

Verifique se o site é falso clicando no cadeado no início do endereço eletrônico.

Se for pagar com boleto, veja se os dados batem com os do vendedor.

Se for pagar com PIX, verifique se o recebedor é mesmo o vendedor.

Não aceite violações aos seus direitos!

Desconfie de promoções exageradas. 70%… 80… 90%

Não caia no golpe da escassez! Última peça… Está acabando o estoque, aproveite!…

Se caiu em golpe com cartão ou PIX, acione seu banco imediatamente. Em seguida, denuncie o fato à polícia.

Em caso de dúvida, fale com o Procon: [email protected]

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM