Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Produtores têm até o dia 30 para fazer a atualização de rebanho

Produtores têm até o dia 30 para fazer a atualização de rebanho

mn_20240619174727_mOXAe1u0G7.jpg

20 de junho, de 2024 | 09:30

Produtores têm até o dia 30 para fazer a atualização de rebanho

Divulgação IMA
Atualização da produção mineira contribui para o controle efetivo do IMAAtualização da produção mineira contribui para o controle efetivo do IMA

Termina no próximo dia 30 o período de atualização de rebanhos 2024, promovido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O período de atualização iniciou em 1º de maio, e os produtores podem informar os dados de seu rebanho pela internet ou no escritório do IMA mais próximo. Na regional do IMA em Ipatinga, o número de declarações ainda é de 31%.

Por meio de uma portaria publicada pelo IMA em 2023, foi estabelecido o procedimento de atualização de rebanhos em Minas Gerais. O documento prevê que o produtor deve informar sobre os animais: a quantidade, o número de nascimentos, o número de óbitos por espécie, faixa etária e sexo, e também realizar a evolução de idade de animais de faixas etárias superiores.

Tiago Moreira, chefe do escritório seccional do IMA em Ipatinga, esclarece que, além dos bovinos e bubalinos, produtores de outras espécies, como equinos, asininos, muares, ovinos, caprinos, aves, suínos, animais aquáticos e abelhas, também devem atualizar suas informações no IMA.

Ainda conforme Tiago Moreira, até o momento, dos municípios da jurisdição do escritório de Ipatinga, apenas 31% dos produtores fizeram a atualização junto ao IMA. “De um número aproximado de 105 mil cabeças cadastradas no IMA de Ipatinga, apenas 32 mil foram atualizadas até agora”, detalhou.

Produtores em dúvida ou que precisem de informações podem procurar os postos de atendimento mais próximos. O IMA possui postos de atendimento em 12 municípios de referência ao escritório de Ipatinga.

Vacinação contra brucelose
O número baixo de declarações, segundo Tiago Moreira, se deve ao fato de muitos produtores deixarem para fazer a atualização após a vacinação contra brucelose. “Essa vacina estava em falta no mercado, mas, em conversa com alguns lojistas, a vacina está disponível novamente. Então, o produtor pode solicitar ao vacinador ou médico veterinário para fazer a imunização das bezerras contra a brucelose. Pedimos encarecidamente ao produtor para fazer a atualização cadastral junto ao IMA, lembrando que o prazo é até o dia 30 de junho”, reforçou Tiago Moreira.

Suspensão da GTA
A partir de 1º de julho, os produtores que não fizerem a atualização cadastral ficarão impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). A principal forma de transmissão de doenças entre animais é o trânsito. “Aqueles produtores que têm bezerras de três a oito meses, na idade vacinal contra brucelose, e não fizerem a declaração no primeiro semestre de 2024, também estarão sujeitos a multa por deixar de vacinar contra a brucelose”, completou o chefe do IMA.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM