Alice Arantes Carneiro professora de Biologia do Colégio Católica Padre de Man recebeu na noite desta quinta-feira (14) o Prêmio Professor Ângelo Machado Biólogo Educador do Conselho Regional de Biologia 4ª Região. A honraria reconhece e valoriza os biólogos que desempenham papéis fundamentais na Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, em escolas públicas e privadas.
O projeto premiado, intitulado “Educação e Sustentabilidade: recuperação de nascentes na bacia do Ribeirão Ipanema,” foi desenvolvido pela Professora Alice em colaboração com o Instituto Interagir. A educadora conduziu este projeto inovador com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Católica Padre de Man, localizado em Coronel Fabriciano.
A premiação teve 13 projetos foram inscritos, abrangendo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e envolvendo biólogos educadores de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, o projeto da Professora Alice se destacou. A comissão julgadora selecionou dois vencedores em cada categoria, fundamental e Médio, e o trabalho da Professora Alice ficou em segundo lugar na categoria Fundamental.
A iniciativa da professora Alice teve duração de quatro meses e concentrou-se no tema da sustentabilidade. Durante esse período, os alunos tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas, aulas de campo e, o ponto culminante, uma visita técnica à Área de Proteção Ambiental (APA) Ipanema. Durante essa visita, os estudantes contribuíram para a recuperação das nascentes do Ribeirão Ipanema por meio do plantio de mudas. Além disso, os aprendizes compilaram um portfólio de aprendizado, registrando suas experiências e aprendizados ao longo do projeto.
Professora Alice enfatiza que o objetivo principal do projeto era incutir mudanças de comportamento nos estudantes, despertando neles o interesse e o entendimento de que podem ser cidadãos ativos e agentes de transformação em sua comunidade. Através da ação socioambiental de plantio de mudas, os aprendizes foram incentivados a perceber que suas ações cotidianas podem impactar positivamente o ambiente local.
Para a diretora geral do Colégio Católica Padre de Man a conquista do prêmio fortalece não somente a importância da educação ambiental, mas, acima de tudo, o compromisso dos educadores em inspirar uma nova geração de cidadãos conscientes e ativos na preservação do meio ambiente. Por isso, parabenizamos nossa professora pela conquista como exemplo inspirador desse compromisso e dedicação à causa da sustentabilidade e educação ambiental.
Confira a matéria completa em: zug.net.br