CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO – Considerada Patrimônio Cultural Imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a produção de Queijo Minas Artesanal carrega consigo uma tradição centenária que contribui para o sustento de diversas famílias do estado. Em linha a essa vocação regional e na busca pelo desenvolvimento socioeconômico e sustentável das comunidades que acolhem as suas operações, a Anglo American apoia produtores de queijo e leite da região do Serro, por meio do Programa Crescer. A iniciativa tem dado resultados significativos, como o aumento da renda média dos participantes em cerca de 45%.
Desde seu início, em 2013, o Crescer já atuou nas frentes de leite e queijo, empreendedorismo, apicultura, horticultura, turismo, desenvolvimento de governos e capacitação pessoal e profissional para jovens, contribuindo para a criação ou manutenção de cerca de 300 empregos em função do programa. Atualmente, o foco é na cadeia de Queijo Minas Artesanal. Entre os municípios mineiros contemplados, estão Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Sabinópolis e Serro.
“A iniciativa está baseada em diagnósticos aprofundados das vocações e potencialidades locais, com oferta de assessoria técnica e capacitações, de forma a alavancar produtos, carreiras e negócios”, explica Fernando Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American.
Produtores apoiados pelo Crescer são premiados nacional e internacionalmente
A valorização do queijo como símbolo da cultura mineira é acompanhada por conquistas importantes. Exemplo disso é o fato de os produtores de Queijo Minas Artesanal da região do Serro, apoiados pelo Programa Crescer, terem se destacado em diversas competições nacionais e internacionais, resultando, ao todo, em mais de 60 prêmios.
A produtora Estela Mares, de Conceição do Mato Dentro, conquistou, em 2022, uma medalha de prata na categoria 100 dias de maturação e de bronze com o queijo de 60 dias no Mundial do Queijo do Brasil. “Sou a terceira geração nessa produção. E o queijo para mim é muito importante, porque, além de ser um patrimônio imaterial, é uma homenagem que eu faço para minha mãe. Foi uma forma de sustento para ela e para nossa família”, relata.
Neste ano, Estela ficou em segundo lugar no Concurso Municipal do Queijo Minas Artesanal, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com o apoio da prefeitura de Conceição do Mato Dentro. O primeiro e o terceiro lugar da premiação também contemplaram produtores que já passaram pelo Programa Crescer: Irenice de Fátima Mariano e Marco Antônio Guarino Tanure, respectivamente.
Outra premiação de destaque é a Expo Queijo Brasil 2025, concurso internacional realizado em Araxá, no último dia 28. O Queijo Juá, do produtor Joares Ferreira Costa, também apoiado pelo Programa Crescer, recebeu a medalha ouro na categoria queijo de leite cru, casca tratada, 30 dias de maturação.
“Muitos produtores, antes com vendas informais e produção limitada, agora possuem certificações, equipamentos climatizados e prêmios que os colocam entre os melhores. Todo esse trabalho vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, destaca o gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American, Fernando Guimarães.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.
Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para a preservação de um meio ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como líder corporativo. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.
A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. Essa transformação de portfólio está concentrando a Anglo American em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – com a venda de nossos negócios de carvão e níquel para siderurgia acordada, a cisão de nosso negócio de PGMs (Anglo American Platinum) concluída e a separação de nosso icônico negócio de diamantes (De Beers) a seguir.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br