Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Projeto de Decreto Legislativo suspende inclusão do MST em comitê do governo

Projeto de Decreto Legislativo suspende inclusão do MST em comitê do governo

Projeto de Decreto Legislativo suspende inclusão do MST em comitê do governo

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 332/24 visa suspender uma resolução do governo que estabeleceu o Comitê Permanente de Construção da Paz no Campo, nas Águas e nas Florestas, conhecido como CPPaz, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Este projeto encontra-se atualmente em análise na Câmara dos Deputados.

A resolução 18/24 foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com o intuito de apoiar a elaboração de políticas públicas voltadas para a mitigação da violência no campo e nas águas e florestas. O CPPaz deve contar com 32 membros, incluindo representantes governamentais e da sociedade civil, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), autor do projeto que busca a suspensão da norma, manifesta sua insatisfação quanto à presença do MST no comitê, alegando que isso representa um suporte institucional a um movimento que, segundo ele, frequentemente atua contra a ordem pública e o direito à propriedade.

A Constituição confere ao Congresso Nacional a competência para anular atos do Executivo, como decretos e portarias, caso sejam considerados fora dos limites de seu poder regulamentar.

Próximas Etapas

O projeto deve passar pela análise das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ser levado ao Plenário. Para se tornar lei, é necessário que seja aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Para mais informações sobre a tramitação dos projetos de decreto legislativo, acesse este link.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM