09 de junho, de 2024 | 08:00
Projeto de estudantes de Medicina de Ipatinga é reconhecido internacionalmente
>i>Por Isabelly Quintão – Repórter Diário do Aço
Estudantes de Medicina da Afya, Faculdade de Ciências Médicas Ipatinga, foram reconhecidos internacionalmente com um projeto de humanização, o Receituário de Afeto”. Ele faz com que pessoas idosas consigam entender com uma maior facilidade as receitas prescritas pelos profissionais de saúde.
O projeto foi ganhador do Conima, um congresso internacional da faculdade que expande conhecimento científico e networking; e em segundo lugar como o melhor projeto de todo o mundo. O evento, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de maio, teve como tema Saúde Digital, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias: Transformando o Aprendizado Médico em Escala Global”.
A ação de humanização Receituário de Afeto” atende a idosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ipatinga. E mais de mil pessoas a utilizam em todo o Brasil. O acadêmico do 6º período e fundador da atividade, Lurdiano Freitas, explicou à reportagem do Diário do Aço um pouco mais sobre a ideia.
Eu criei o projeto para ajudar idosos analfabetos ou quase sem leitura para entender suas prescrições. Atendendo os pacientes durante os estágios nas UBSs, percebemos que os idosos, cada vez mais, não estavam entendendo o processo de tratamento. Porque a maioria deles não tinha nenhuma leitura ou quase nenhuma. Muitas vezes saiam de lá com nove receitas, mas não sabiam o que eram aqueles remédios, muito menos o horário de tomá-los”, relatou.
Ele também detalhou que o receituário otimizado é uma forma ilustrativa para facilitar o processo de tratamento das pessoas idosas. Acreditamos que quando o paciente entende o tratamento ele consegue fazê-lo de forma mais eficaz. Então geramos imagens por inteligência artificial, que representam cinco horários do dia que ele deve tomar remédio. Queremos romper a ideia de infantilização da pessoa idosa. Para isso, também contamos com o uso de adesivos coloridos”.
Com a divulgação dos projetos, acabamos entregando o receituário para mais de mil pessoas na internet. Mais de mil pessoas no país utilizam nosso receituário para facilitar a vida dos pacientes. Ele (idoso) continua saindo com várias receitas, mas sai da unidade as entendendo, quais remédios deve tomar e em qual horário”, concluiu Lurdiano Freitas.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br