Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Projeto de Lei visa aprimorar diagnóstico de autismo na saúde pública

Projeto de Lei visa aprimorar diagnóstico de autismo na saúde pública

Projeto de Lei visa aprimorar diagnóstico de autismo na saúde pública

O Projeto de Lei 93/25 propõe alterações à Lei Berenice Piana, com o objetivo de estabelecer medidas que tornem o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) mais eficaz. A intenção é iniciar a identificação na atenção primária à saúde, ainda que de forma preliminar, encaminhando os casos mais complicados para centros especializados.

A proposta foi apresentada pelo deputado Giovani Cherini (PL-RS) na Câmara dos Deputados. Atualmente, a Lei Berenice Piana já incentiva a formação e capacitação de profissionais para o atendimento a pessoas com TEA. A nova proposta acrescenta aspectos que visam a formação de profissionais de saúde em geral, permitindo a identificação de fatores de risco e a realização do diagnóstico em crianças e adultos com o transtorno.

Além disso, é previsto que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilize serviços de referência em cada município para atender diagnósticos e assistência para os casos mais complexos.

Giovani Cherini defende que a falta de diagnóstico do TEA é um obstáculo significante para a inclusão social e para o acesso a tratamentos adequados, além de impactar o acompanhamento escolar e as políticas de assistência. “O problema é particularmente crítico na população adulta, uma vez que, até algumas décadas atrás, o autismo era visto apenas como uma condição da infância”, ressaltou.

Próximos passos

O projeto está programado para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que a proposta se torne lei, precisa ser aprovada por ambas as casas legislativas.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse o site da Câmara dos Deputados.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM