07 de junho, de 2024 | 00:01
Projeto Novo Olhar faz visitas guiadas a patrimônios culturais
A Prefeitura de Ipatinga, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), promove neste sábado (8) a 2ª edição do projeto cultural Novo Olhar. A iniciativa integra a agenda local da jornada de itinerários e rotas do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
Neste ano, o projeto Novo Olhar está focado na sensibilização ambiental e do patrimônio por intermédio do turismo, com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural e ambiental como potencial turístico do município, informa a produção. Estão previstas visitas guiadas e rodas de conversa abrangendo o subtema Caminhos ecológicos – rotas de preservação ambiental, patrimônio cultural e turismo ecológico”, conforme está proposto no regulamento.
O passeio percorrerá espaços culturais, ecológicos e turísticos de Ipatinga, tendo seu início às 8h com a concentração dos inscritos no Viveiro Municipal (rua Argemiro de Melo, 525, bairro Jardim Panorama) e apresentações das Secretariais Municipais envolvidas na atividade. Dali, todos partem para uma visita guiada pelo Viveiro, seguido de uma pausa para o café da manhã.
A atividade seguinte é o passeio pelo Parque Ecológico Samambaia, reserva ambiental localizada no bairro Bom Jardim, onde haverá uma roda de conversa sobre o trabalho da Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), mantenedora do parque. A parada seguinte será uma visita à horta comunitária do bairro Bom Jardim.
Na sequência, os visitantes vão conhecer a Fazenda do Zaca, unidade de conservação de uso sustentável do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A fazenda fica na localidade de Tribuna, zona rural de Ipatinga. Finalizando o passeio, os visitantes participam de uma trilha ecológica, seguido de intervalo para o almoço e retorno a Ipatinga.
Integração
O município propõe, com o Projeto Novo Olhar, apresentar o patrimônio como ferramenta importante na integração da comunidade no processo de compreensão, valorização e conservação dos bens culturais e naturais, além de instigá-los à percepção do grande potencial turístico de Ipatinga”, explicou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Rampinelli. Ele informa que as vagas são limitadas e somente os 30 primeiros inscritos vão participar do passeio. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Além das secretarias municipais, são parceiras na atividade a Associação Ambientalista Samambaia (ASAS), a Infrater Engenharia e a Fazenda do Zaca.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br