Os desafios enfrentados por pessoas com deficiência auditiva são muitos, mas um aspecto frequentemente negligenciado é o acesso à cultura. A TV Apada surge como uma iniciativa essencial, dedicando-se à produção de programas e entrevistas apresentadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é criar um espaço para artistas com surdez e outras deficiências no Distrito Federal e região.
Com programas que contam com recursos de acessibilidade, como legendas em português, closed caption, audiodescrição e interpretação em versão-voz, a programação é acessível a todos os públicos. “É um presente de Deus. É uma emoção apresentar esse programa. Adquiro muito conhecimento e experiência e quero continuar aprendendo. Quero ser reconhecida pela minha capacidade”, diz Andréia Brito, uma das apresentadoras.
O projeto, que já conta com mais de 50 programas no canal do YouTube e no site da TV, visa dar visibilidade a artistas PCDs e incluir debates sobre direitos, poesia, contação de histórias e curta-metragens. Os programas são publicados às quintas e sábados, sempre às 19h30.
Marcos Brito, intérprete de Libras no canal, destaca a importância do projeto no combate ao capacitismo, afirmando que “as pessoas com deficiência podem produzir arte e ter acesso a ela, quebrando barreiras atitudinais, comunicacionais, arquitetônicas e urbanísticas”.
Para mais informações sobre a programação e conteúdos, acompanhe a TV Apada nas redes sociais.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br