Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Proposta no Senado inclui guardas municipais como órgãos de segurança pública

Proposta no Senado inclui guardas municipais como órgãos de segurança pública

Proposta no Senado inclui guardas municipais como órgãos de segurança pública

O Plenário do Senado pode votar na próxima terça-feira (27) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que visa incluir as guardas municipais e os agentes de trânsito na lista de órgãos de segurança pública reconhecidos pela Constituição. A sessão deliberativa está marcada para as 14h, com quatro itens em pauta.

A proposta, sugerida pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), acrescenta as guardas municipais à lista de instituições que normalmente incluem a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as polícias militares e civis, além dos corpos de bombeiros e polícias penais em todo o Brasil. O texto foi aprovado no ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora retorna ao Plenário para apreciação final. Com a aprovação de um rito especial, os dois turnos de votação da PEC poderão ser realizados na mesma sessão.

Outras propostas em pauta

Além da PEC, os senadores deverão também discutir o projeto de lei complementar (PLP) 234/2020, que assegura a contratação de micros e pequenas empresas em licitações públicas, onde licitações de até R$ 140 mil serão destinada exclusivamente a esses negócios. Esta proposta é do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e já possui um relatório favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Outro ponto importante na pauta é o projeto de resolução (PRS) 41/2024, que cria a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Frenfer), proposta pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que busca fortalecer o setor ferroviário nacional.

Por fim, o Plenário também avaliará a PEC 52/2023, que propõe que a educação inclusiva seja reconhecida como um dos princípios essenciais do sistema educacional, uma iniciativa do senador Marcelo Castro (PI-MDB), que já passou pela CCJ com apoio da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM