Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Quadra Poliesportiva do CEFETMG recebe novo equipamento para atender a equipe goalball da ADEVITA

Quadra Poliesportiva do CEFETMG recebe novo equipamento para atender a equipe goalball da ADEVITA

Quadra Poliesportiva do CEFETMG recebe novo equipamento para atender a equipe goalball da ADEVITA

TIMÓTEO – Com objetivo de aprimorar os treinos do time de goalball da ADEVITA (Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos), a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, confeccionou as traves do gol dessa modalidade esportiva. A entrega do aparelho foi realizada na quinta-feira (20), na quadra do CEFETMG, onde a equipe realiza os treinamentos, com a presença do subsecretário de Esporte, Cultura e Lazer de Timóteo, Cláudio Gualbertto, do secretário de Governo e Comunicação Social, Ângelo Ribeiro,  do diretor do CEFETMG/campus de Timóteo, Érick Brizon, e da técnica do time da ADEVITA, Lucinete Ferreira. O goalball é um desporto coletivo, disputado por atletas que possuem deficiência visual, sendo baseado nas percepções tátil e auditiva, sendo jogado com as mãos.

Criado em 2022, o time da ADEVITA é formado por alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo e que atende pessoas com deficiência visual e auditiva. Essa é a primeira equipe dessa modalidade esportiva do Vale do Aço.  A ADEVITA mantém parceria com o CEFETMG, campus de Timóteo, que disponibiliza a quadra da instituição para o treinamento da equipe, que acontece três vezes por semana.

“Nossa equipe tem participado de competições em nível estadual, representando o nome da nossa cidade e região. As traves favorecerão os treinamentos, principalmente porque o toque nas balizas serve para sinalizar o posicionamento ideal para a defesa, uma vez que os jogadores são deficientes visuais”, explica a técnica, agradecendo o empenho dos funcionários da Prefeitura de Timóteo em produzir o equipamento, que mede 9 m de extensão por 1,3 m de altura.

Para Lucinete Ferreira, as traves colaboram para a melhoria dos movimentos necessários para a realização das técnicas do goalball. Atualmente, o time possui um atleta a nível paralímpico escolar, o jogador Luiz Ricardo Souza Ribeiro.  Ele foi convocado para seleção sub 23 do Regional Sudeste I de GOALBALL. E Lucinete Ferreira foi convocada como assistente técnica dessa seleção.

A seleção do Regional Sudeste I representa três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas, só tem equipe de goalball em Belo Horizonte e uma outra que está iniciando a formação em Governador Valadares, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM