Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Queijo Minas Artesanal Está Mais Perto De Se Tornar Patrimônio Mundial Da Unesco

Queijo Minas Artesanal Está Mais Perto De Se Tornar Patrimônio Mundial Da Unesco

Queijo Minas Artesanal Está Mais Perto De Se Tornar Patrimônio Mundial Da Unesco

O artesanato mineiro, a tradição do Queijo Minas Artesanal e a cozinha mineira clássica e contemporânea estiveram no centro de uma ação cultural promovida pela Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), na França.

A iniciativa correu nesta quarta-feira,19, na Embaixada do Brasil, em Paris, onde produtores apresentaram queijos que vêm conquistando prêmios no país e em festivais internacionais.

Além disso, o chef de cozinha Henrique Gilberto mostrou a versatilidade do queijo mineiro na composição de pratos originais que trazem a marca da mineiridade.

Participaram do encontro o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, o secretário Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, os diplomatas Ricardo Neiva Tavares, atual embaixador do Brasil na França, e Paula Alves de Souza, delegada permanente do Brasil na Unesco.

“Quando você é de Minas Gerais, o queijo é parte da sua vida. Temos 30 tipos diferentes de queijo no nosso estado, e comemos 2,2% mais queijo do que qualquer outro brasileiro. Então, é parte de quem nós somos, e também é parte da nossa economia”, declarou o vice-governador, Professor Mateus.

Queijo Minas Artesanal como patrimônio mundial

Neste ano, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal podem ser reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A candidatura foi efetivada em março de 2023 e está sendo analisado pela Unesco, que dará o parecer definitivo na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, em dezembro, no Paraguai.

Com o reconhecimento da Unesco, as regiões mineiras produtoras de queijo artesanal se tornarão pontos de atenção ainda maior do público, impulsionando o turismo em níveis nacional e internacional e garantindo o desenvolvimento econômico e sociocultural dessas regiões.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM