(foto: Jair Amaral/EM/DA.Press)
Desde que o Atltico vendeu 75% das aes da Sociedade Annima do Futebol (SAF), os torcedores do Galo cobram que os acionistas se comuniquem de forma mais frequente. No entanto, a primeira vez em que um deles concedeu uma entrevista coletiva foi nesse sbado (7/6).
Rafael Menin, principal gestor do clube, foi o responsvel por responder diversos questionamentos em um evento que durou trs horas. Ele justificou que os empresrios aparecem pouco por terem um perfil mais fechado, alm de pedir desculpas por no ter uma linguagem que o aproxima mais dos atleticanos.
Quem est na SAF tem um pouco do perfil que o torcedor precisa entender. Ns no temos o perfil do boleiro, ento no esperem de mim essa comunicao do boleiro, no minha caracterstica. No estou falando que defeito ou qualidade. Talvez eu tenha uma fala mais tcnica, at pela minha formao, eu sou CEO de uma grande empresa de capital aberto, ento tenho uma fala menos conectada com o torcedor de verdade, disse.
Eu concordo, me desculpa por no conseguir me expressar to bem com a nossa torcida, mas no por m vontade, por estilo, eu tenho o meu e voc o seu. No futebol brasileiro, ns nos acostumamos a ter figuras mais comunicativas com o povo. Mas isso vem mudando, no sei se para o bem ou para o mal, apontou.
Rafael tambm comparou a situao do Atltico com a de outros clubes europeus. Apesar de admitir a diferena cultural de cada pas, o empresrio citou os donos do Liverpool e do Arsenal que, segundo ele, no aparecem frequentemente.
L fora os donos do Liverpool so uma famlia de Boston que dona de um time de beisebol. Eles se comunicam pouco da torcida, mas a torcida est feliz porque entre 2013 e 2025 esto bem, ento no esto muito preocupados em escutar os acionistas. Eles querem escutar o Klopp (ex-tcnico do Liverpool), agora o Slot (atual tcnico do Liverpool), o diretor, apontou.
No Arsenal a mesma coisa, uma famlia americana, quem falava era o Edu (ex-diretor de futebol do Arsenal) e o Arteta (treinador do Arsenal). Mas l existe uma cultura, os torcedores j esto acostumados. Esse movimento de transformao em empresa aconteceu h 20 anos, ento mais comum o torcedor escutar pouco o acionista, prosseguiu.
Rafael Menin cita Bill Gates
Outra comparao feita por um dos investidores do Atltico foi com outros donos de empresas mundiais. Ele diz que Bill Gates tambm tem um perfil low-profile (discreto) na Microsoft , enquanto Elon Musk j se comunica mais frequentemente em relao Tesla.
No sei se certo ou errado, mas uma definio do clube. Isso vale para o futebol e para outras indstrias. O maior acionista da Microsoft o Bill Gates, ele no fala pela empresa h 10 anos, o Elon Musk j fala todo dia pela Tesla. O que definimos como estratgia de comunicao, com participao do Domnico (Bhering, diretor de comunicao), de outras empresas, que temos um time de diretores muito bom e vamos tentar trazer o mximo possvel de informao de qualidade, afirmou.
Alm disso, Rafael acredita que a imprensa pode ajudar o Atltico a estar mais prximo dos torcedores.
Mas precisamos tambm de vocs (imprensa). Acho muito importante a imprensa estar mais prxima do clube. Todos esses temas mais polmicos, ns temos que trabalhar mais em conjunto para que o torcedor tenha uma informao cada vez mais transparente, disse.
Entrevistas vo ser mais frequentes?
Apesar do pedido de desculpas, Rafael Menin optou por no prometer uma frequncia maior de entrevistas dos donos do Atltico. Ele at citou uma possvel periodicidade, mas deu a entender que todos vo continuar se comunicando de forma espordica.
Voc tem acionistas no Brasil que so mais presentes na comunicao do clube, outros menos. Temos um perfil mais low-profile. At fomos menos na poca de Covid-19, tinham as lives, eu participei de algumas, meu pai de outras, hoje temos participado muito menos, iniciou.
O que me proponho a fazer, de tempo em tempo, sei l, a cada trs meses, no sei, sem definir uma periodicidade, ter uma manh com vocs, igual estamos tendo, para ter esse bate-papo. Mas no esperem de mim ou do Rubens, do Ricardo, do Renato, nem do Srgio, esse contato dirio com o torcedor, por caracterstica e porque achamos que o clube tem profissionais que so remunerados e muito qualificados que devem fazer esse papel, prosseguiu.
Na viso de Rafael, os dirigentes do Atltico podem cumprir bem o papel de explicar e passar as principais informaes do clube para a torcida e imprensa.
E vai ser mais como hoje do que como era l atrs. Tenho certeza que o clube tem profissionais na rea da comunicao, Paulo (Bracks, CSO), e Victor (Bagy, diretor de futebol) no futebol, Bruno (Muzzi, CEO), e Tiago (diretor financeiro) na parte financeira, o Carlinhos (Pinheiro, diretor de engenharia) para falar da Arena, temos profissionais que dedicam o tempo ao Galo, que tm todas as condies de falar pelo clube, finalizou.
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