Um rastro de luz no céu atraiu a atenção das pessoas em diversos pontos do Vale do Aço e outras regiões de Minas Gerais durante a noite desta quarta-feira (14/05).
Nas imagens, o rastro de luz parecido com um meteorito ou lixo espacial em alta velocidade, cortou o céu durante a noite. A cena foi vista por moradores de Coronel Fabriciano, Ipaba, Ipatinga e também na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas.
Ainda na noite desta quarta-feira, várias imagens foram postadas nas redes sociais do rastro de luz cruzando o céu também em várias outras cidades de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, entre outros estados
Segundo informações publicadas pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) em seu site, a bola de fogo que foi vista no céu pode ser de um estágio do foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, fundada por Elon Musk. Essa parte do foguete, lançada em 2014, se desprendeu durante o voo. Após passar mais de 10 anos na órbita terrestre, ela teria se desintegrou ao reentrar na atmosfera.
Ainda segundo o Bramon, foi constatado que o objeto percorreu cerca de 1500 km, em aproximadamente quatro minutos, com uma velocidade entre 6 e 7 km/s.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), segundo o Portal G1, informou que ainda não teve confirmação das características do objeto, não podendo afirmar tratar-se de reentrada de meteorito, parte de satélites ou de foguetes. Também não há confirmação do objeto ter caído em território nacional. Ainda segundo a nota da agência, esse tipo de material costuma se desintegrar antes de cair no solo, mas, caso seja encontrado algum resquício dele, deverá ser analisado para identificação.
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br