A Prefeitura de Ipatinga recebeu na tarde desta segunda-feira (24) a visita de representantes de Receita Federal, no intuito de elencar possibilidades para que os órgãos atuem em interação, sobretudo em relação à área social. Participaram do encontro os secretários de Fazenda, Mateus Shinzato, e Comunicação Social, André Moreira, além dos adjuntos de Assistência Social, Mauro Nunes, e Dados, Wilkerson Rodrigues.
Dentre as possibilidades apresentadas estão a “Campanha Destinação – O Imposto de Renda a Serviço da Cidadania”, onde deduções do IR de pessoas físicas e jurídicas são destinadas a atividades nas áreas audiovisual, cultural, projetos esportivos e paradesportivos e Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e da Pessoa Idosa (FDPI). De acordo com a própria Receita Federal, o “potencial” para doações de pessoa física em Ipatinga pode chegar a R$ 9,28 milhões.
“A reunião elencou algumas possibilidades do trabalho em conjunto entre Poder Executivo e a Receita Federal, o que revela-se de grande valia para nós da Assistência Social, uma vez que tratamos de assuntos como a doação de parte do Imposto de Renda para os fundos da Criança e do Idoso e do uso dos bens apreendidos para famílias em vulnerabilidade social e entidades e também discutimos as formas de conscientizar os contribuintes sobre as doações”, pontuou o secretário adjunto de Assistência Social, Mauro Nunes.
O secretário de Fazenda de Ipatinga, Mateus Shinzato, também considerou muito valiosa para o município a pauta do encontro: “Foi muito oportuna a visita dos representantes da Receita Federal, proncipalmente no intuito de estreitamento de laços e discussão de parcerias, especialmente as voltadas para o viés social. para”, concluiu.