Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Registros de golpes no Vale do Aço aumenta em 24%, aponta relatório da PCMG

Registros de golpes no Vale do Aço aumenta em 24%, aponta relatório da PCMG

Registros de golpes no Vale do Aço aumenta em 24%, aponta relatório da PCMG

Um relatório produzido e divulgado pelo 12º Departamento de Polícia Civil aponta que em Ipatinga, a cada 10 mil habitantes, 77 já caíram em algum golpe em 2023. Foram 1.765 vítimas no ano passado, o que representa o aumento de 30,45% referente ao ano de 2022, quando 1.353 pessoas caíram na prática deste tipo de crime. Vale ressaltar que os números são baseados em registros feitos junto ao órgão.

Com a segunda maior população do Vale do Aço, Coronel Fabriciano é o segundo município em que mais houve registros de vítimas de estelionato. Foram 669 pessoas que caíram na lábia de golpistas, o que significa que 63 a cada 10 mil habitantes já tiveram algum prejuízo. Em comparação ao ano de 2022, em que 592 indivíduos sofreram golpes, nota-se um aumento percentual de 13%.

Em Timóteo, 546 pessoas manifestaram ter sofrido golpes no ano passado, o que significa 67 a cada 10 mil habitantes. Os números também aumentaram comparados aos últimos dois anos.

Quanto à Santana do Paraíso, 54 a cada 10 mil habitantes já sofreram estelionato. O estudo da PCMG mostra que foram 243 vítimas em 2023 e 174 em 2022, o que traduz em um aumento de 39,66%, o maior número na região.

Caratinga teve a maior taxa de vítimas entre os municípios do colar metropolitano do Vale do Aço. Em 2023. 64 a cada 10 mil habitantes sofreram algum tipo de golpe.

O chefe do departamento, o delegado-geral Gilmar Alves Ferreira, explica o que é o estelionato e que as estatísticas refletem o número de manifestações registradas pelas vítimas.

“Quando nós pegamos o código penal, na figura do artigo 171, que é obter para si ou para outrem, em vantagem ilícita, em prejuízo a lei, o induzindo ou mantendo alguém em erro, seja mediante artifício, meio ardil ou qualquer outro meio fraudulento, nós temos uma pena de reclusão de 1 a 5 anos, mas o que nós chamamos a atenção aqui é que o estelionato, como o regra, é de ação penal pública condicionada, ou seja, a autoridade policial, ela pode proceder ao inquérito policial somente após a representação da vítima. É bem verdade que nós temos algumas exceções em que o crime passaria a ser de ação penal pública incondicionada, quando a vítima é administração pública direta ou indireta, quando é pessoa com deficiência mental, maior de 70 anos de idade ou incapaz, criança ou adolescente. Então basta a pessoa fazer a ocorrência policial? Não. Além de realizar a ocorrência policial, ela precisa também comparecer na presença da autoridade policial ou do servidor de polícia para efetivar esta representação criminal “, destaca.

Dicas para não cair em golpes

– Sempre desconfie de links via WhatsApp ou SMS, entre em contato com os canais oficiais da instituição financeira ou bancária com quem está negociando;

– No caso de acionar o link ou realizar cadastro em algum site, informe seu banco e leve o seu telefone em alguma assistência técnica para verificar a existência de algum aplicativo malicioso;

– Fique atento às regras das instituições financeiras ou bancos, qual programa ou negócio que está sendo proposto;

– Desconfie de ofertas imperdíveis;

– Nunca deposite valores antecipados em contas de terceiros, utilize canais oficiais de pagamento;

– Caso deseje renegociar sua situação financeira procure você mesmo uma agência bancária;

– Não forneça seus dados pessoais, nem senhas ou acessos a terceiros;

– Desconfie de empréstimos vantajosos, principalmente vinculados a taxas e seguros que condicionam a contratação por depósito ou pagamento prévio;

– Desconfie sempre de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp;

– Não clique em links desconhecidos;

– Cuidado com compras por anúncios digitais de vendas; observando a empresa com quem está negociando e evitando o depósito de valores em conferência e certeza do negócio;

– Não empreste sua conta bancária;

– Não entregue dinheiro pego em empréstimo a ninguém como forma de negociação;

– Não pague boleto de terceiros desconhecidos como parte de negociação – Em caso de ser vítima de golpe denuncie, registre o Boletim de Ocorrência.

Participe dos canais da Itatiaia:

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM