Logo após o anúncio da compra do Cruzeiro por Pedro Lourenço, ocorrida no início desta semana, a nova gestão começou a se movimentar efetivamente nos bastidores e a se acertar com nomes para integrarem o quadro do clube. Um deles é Edu Dracena, que chegará à Toca da Raposa para ser diretor técnico, cargo ocupado por Paulo Autuori anteriormente.
Atleta
Natural de Dracena, no interior de São Paulo, Eduardo Luís Abonízio de Souza está com 42 anos. Como zagueiro, ele iniciou a sua carreira no Guarani, em 1995, sendo promovido ao profissional em 1999, com 17 anos. Em 2002, foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, mas devido a dificuldades, quis retornar ao Brasil.
No início de 2023, foi contratado pelo Cruzeiro, indicado pelo icônico treinador Vanderlei Luxemburgo, e permaneceu em Belo Horizonte até 2006. Um dos destaques do time, disputou 161 jogos, marcou 13 gols e conquistou diversos títulos, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2003.
Em 2006, foi vendido ao Fenerbahçe, da Turquia, onde atuaria ao lado dos ex-cruzeirenses Alex e Deivid – na época, rendeu aos cofres celestes 5,7 milhões de euros. Depois, voltou ao futebol brasileiro para fazer sucesso no Santos, no Corinthians e no Palmeiras, onde encerrou a suas atividades em 2019.
Gestor
Ainda em 2019, Edu Dracena aceitou o convite da diretoria do Porco para ser assessor técnico do clube. Em 2021, foi contratado pelo Peixe, onde exerceu a função de diretor-executivo de futebol até julho de 2022.
Confira a matéria completa em: zug.net.br