Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Relíquias de Santa Terezinha da França serão expostas em Fabriciano e Ipatinga

Relíquias de Santa Terezinha da França serão expostas em Fabriciano e Ipatinga

mn_20240613180441_2X52mOS9Kk.jpg

14 de junho, de 2024 | 08:00

Relíquias de Santa Terezinha da França serão expostas em Fabriciano e Ipatinga

Silvia Miranda
Dom Marco Aurélio adianta que haverá uma série de celebrações para marcar a passagem da peregrinaçãoDom Marco Aurélio adianta que haverá uma série de celebrações para marcar a passagem da peregrinação

Coronel Fabriciano e Ipatinga receberão na próxima semana as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus. O relicário ficará exposto para visitação dos fiéis a partir de domingo (23), no Carmelo em Coronel Fabriciano e depois seguirá para o Santuário Senhor do Bonfim no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

Em peregrinação no Brasil desde o dia 13 de janeiro deste ano, a exposição celebra o marco de três jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Terezinha, comemorado em 2023; a celebração dos 100 anos de canonização da santa, em 2025; e os 100 anos do Carmelo de Camaragibe.

Em entrevista ao Diário do Aço, o bispo da Diocese Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, adianta que haverá uma série de celebrações para marcar a passagem da peregrinação no Vale do Aço. “Teremos missas, bênção das rosas, recitação do santo terço e vigília para possibilitar a visitação dos fiéis”, contou.

Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), esta é a quarta vez que a urna com as relíquias vem ao Brasil. As outras foram em 1997, 1998 e 2022.

Peregrinação
Antes de chegar à região, os restos mortais da santa sairão do município de Divinópolis no dia 23 de junho e serão levados em uma carreata que sairá da Praça da Estação, no Centro de Fabriciano, até o Carmelo Santíssima Trindade, localizado na área rural do bairro Caladão. Posteriormente o relicário seguirá para o Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre em Ipatinga, onde também ocorrerá um desfile em carro aberto, saindo do bairro Horto.

Relíquias
Ainda conforme dados da CNBB, o relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de santa Terezinha foi uma doação de brasileiros ao Carmelo de Lisieux, na França. As relíquias expressam a dimensão missionária da santa, que tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo. Mais de 70 cidades receberão as relíquias de Santa Terezinha na peregrinação de 2024.

Santa Teresa de Lisieux
Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresa de Lisieux ou Terezinha do Menino Jesus, entrou para o Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, aos 15 anos, com a autorização do papa Leão XIII. Dom Marco Aurélio Gubiotti explica que Santa Teresa é uma das santas mais populares do Brasil.

“Ela consegue ser uma santa muito atual dos nossos tempos. Uma pessoa que muito cedo se sentiu chamada para a vivência à vida consagrada no Carmelo. Morreu muito jovem, mas foi de uma espiritualidade fenomenal. E apesar de viver a sua juventude dentro do Carmelo, teve grande apelo missionário e consagrou sua vida a rezar pelas missões, pelo anúncio do evangelho pelo mundo todo”, evidenciou.

Santa Terezinha morreu aos 24 anos, em 30 de setembro de 1897. Foi beatificada em 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo papa Pio XI.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM