LIVE
Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Representantes da Autotrans são ouvidos por membros da CPI que investiga a empresa, em Timóteo

Representantes da Autotrans são ouvidos por membros da CPI que investiga a empresa, em Timóteo

Representantes da Autotrans são ouvidos por membros da CPI que investiga a empresa, em Timóteo

Nesta terça-feira (18), os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Autotrans receberam o gerente da Autotrans, Richardson Coutinho e a Dra. Janine, representante legal da empresa. As oitivas iniciaram por volta das 14h30, no plenário da Câmara dos Vereadores de Timóteo.

Os questionamentos foram realizados em relação aos detalhes do contrato e prestação de serviço de transporte público que está em averiguação na CPI.

Dra. Janine foi a primeira a ser indagada. Ela alegou que o sistema de transporte público está cada vez mais deficitário, e que os custos na operação aumentam, enquanto a demanda de usuários têm diminuído. Ela ainda pontuou que a pandemia de Covid-19 intensificou os prejuízos, visto que a empresa precisou se adequar à realidade, como por exemplo, comprar álcool em gel.

“Quando uma empresa ganha a licitação, já tem uma planilha que prevê todos os custos previstos para a prestação do serviço, tais como insumos e mão de obra. A grosso modo, divide-se o custo total pela quantidade de usuários pagantes. Contudo, desde as manifestações de 2013, o sistema tarifário tem apresentado déficit, vez que o custo só aumenta e o número de usuários decresce”, afirmou.

Janine também disse que a crise sanitária da Covid-19 impactou negativamente os serviços de transporte público.

“Chegou-se a pandemia, o sistema de transporte foi ao colapso aqui em Timóteo, como em todo o Brasil. Acendeu uma luz sobre o subsídio tarifário, que até então era muito pouco falado”, declarou

Ela também aproveitou para defender o subsídio como uma forma de auxílio na oferta de um serviço de qualidade, sem que pese no bolso das pessoas que usam o transporte coletivo.

“Se não for o subsídio tarifário, a tarifa vai se tornar cada vez mais e inviabilizar a mobilidade das pessoas”, explica.

Descumprimento

Perguntada sobre o não cumprimento do contrato de concessão no que tange à quantidade de ônibus em circulação, Janine respondeu que a oferta é definida pela demanda de passageiros.

“Não adianta ter ônibus vazio rodando. Quem vai pagar esse custo? Seria inviável para a população e até para a Administração Pública. Se o Município quiser, podemos colocar os 37 ônibus em circulação, podemos ter ônibus que saem de dois em dois minutos. A empresa vai atender, mas quem vai pagar a conta?”, indagou. Ela ainda afirmou que toda alteração de horários tem a anuência da Administração Municipal.

Sobre o ano de fabricação da frota, que possui ônibus cuja idade é superior aos 10 anos, infringindo o contrato, Janine justificou que a empresa ainda não fez a renovação da frota em razão do desequilíbrio contratual. “A empresa tem discutido com o Poder Público o equilíbrio do contrato para manter o serviço de qualidade. Mas todos os carros estão com a manutenção em dia”, garantiu. Questionada se a empresa já foi multada pela Administração Municipal por conta dessa situação, ela disse que já ocorreram notificações, mas que multa ela não tinha conhecimento.

Qualidade

Outro ponto abordado pelos vereadores foi a qualidade dos veículos, como a falta de ar condicionado e elevadores que não funcionam. Com relação ao ar-condicionado nos ônibus, Janine esclareceu que o contrato não exige o item, mas que na frota atual existem dois veículos com ar. Já quanto aos elevadores, ela disse que muitas vezes o problema ocorre no trajeto, em razão das vias não pavimentadas. “Os elevadores são sensíveis e as vias não ajudam. Já ocorreu de ônibus sair da garagem com o elevador funcionando e, em razão da poeira, ele danificar”, disse.

O encarregado de tráfego, Richardson Coutinho, explicou que, quando essa situação ocorre, o motorista entra em contato com a garagem e outro veículo é deslocado para continuar a rota. “Os motoristas são orientados a seguir esse procedimento”, reforçou Coutinho. Ele disse ainda que os motoristas passam por treinamento para aprenderem a operar o elevador.

Trocador

Também esteve em pauta a falta de trocadores nos ônibus. Conforme Richardson, o Município tem cobrado a empresa, contudo, a ausência do profissional consta no acordo coletivo.

Indícios de irregularidades

O vereador Vinicius Bim (PT), um dos membros da CPI, informou com exclusividade à Itatiaia que há indícios de irregularidades contratuais.

“Até então, a gente tem juntado documentos, mas de fato há sérios indícios de não cumprimento de cláusulas contratuais e também uma dúvida quanto à questão da lei que instituiu o subsídio. A lei que instituiu o subsídio, deu isenção de juros e multas para taxa de gerenciamento e ainda assim a empresa foi lá e fez adesão ao Refis, que é uma outra modalidade de ter isenção de juros e multa também. A gente tem alguns indícios sérios, e vamos apurar tudo isso e finalizar com o relatório que será amplamente divulgado à toda a imprensa do Vale do Aço”, revelou.

_##c##_script data-optimize>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag() {
dataLayer.push(arguments);
}
gtag(“js”, new Date());

gtag(“config”, “G-N1FL6SVHSS”);
_##c##_/script>


_##c##_script data-optimize>
(function (w, d, s, l, i) {
w[l] = w[l] || [];
w[l].push({ “gtm.start”: new Date().getTime(), event: “gtm.js” });
var f = d.getElementsByTagName(s)[0],
j = d.createElement(s),
dl = l != “dataLayer” ? “&l=” + l : “”;
j.async = true;
j.src = “https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=” + i + dl;
f.parentNode.insertBefore(j, f);
})(window, document, “script”, “dataLayer”, “GTM-MN8BPNC”);
_##c##_/script>


_##c##_script type=”text/javascript” data-optimize>
function e(e) {
var t =
!(arguments.length > 1 && void 0 !== arguments[1]) || arguments[1],
c = document.createElement(“script”);
(c.src = e),
t
? (c.type = “module”)
: ((c.async = !0),
(c.type = “text/javascript”),
c.setAttribute(“nomodule”, “”));
var n = document.getElementsByTagName(“script”)[0];
n.parentNode.insertBefore(c, n);
}
function t(t, c, n) {
var a, o, r;
(null !== (a = t.marfeel) && void 0 !== a) || (t.marfeel = {}),
(null !== (o = (r = t.marfeel).cmd) && void 0 !== o) || (r.cmd = []),
(t.marfeel.config = n),
(t.marfeel.config.accountId = c);
var i = “https://sdk.mrf.io/statics”;
e(“”.concat(i, “/marfeel-sdk.js?id=”).concat(c), !0),
e(“”.concat(i, “/marfeel-sdk.es5.js?id=”).concat(c), !1);
}
!(function (e, c) {
var n =
arguments.length > 2 && void 0 !== arguments[2] ? arguments[2] : {};
t(e, c, n);
})(window, 2100, {} /*config*/);
_##c##_/script>


_##c##_script src=”https://cdn.onesignal.com/sdks/OneSignalSDK.js” async>_##c##_/script>
_##c##_script>
window.OneSignal = window.OneSignal || [];
OneSignal.push(function() {
OneSignal.init({
appId: “7f45e49c-1617-480f-95a4-e7fc0e3349e8”,
});
});
_##c##_/script>


_##c##_script async src=”https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js”>_##c##_/script>
_##c##_script async src=”https://assets.etus.digital/dxp_bundles/wrapper-bundle-itatiaia.min.js”>_##c##_/script>

`;

const BODY_SCRIPTS = `

_##c##_noscript data-optimize
>_##c##_iframe
src=”https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-MN8BPNC”
height=”0″
width=”0″
style=”display: none; visibility: hidden”
>_##c##_/iframe
>_##c##_/noscript>


_##c##_script data-optimize>
!(function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod
? n.callMethod.apply(n, arguments)
: n.queue.push(arguments);
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = “2.0”;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s);
})(
window,
document,
“script”,
“https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js”
);
fbq(“init”, “912785013013323”);
fbq(“track”, “PageView”);
_##c##_/script>
_##c##_noscript data-optimize
>_##c##_/noscript>

_##c##_script data-optimize>
(function (i, s, o, g, r, a, m) {
i[“GoogleAnalyticsObject”] = r;
(i[r] =
i[r] ||
function () {
(i[r].q = i[r].q || []).push(arguments);
}),
(i[r].l = 1 * new Date());
(a = s.createElement(o)), (m = s.getElementsByTagName(o)[0]);
a.async = 1;
a.src = g;
m.parentNode.insertBefore(a, m);
})(
window,
document,
“script”,
“//www.google-analytics.com/analytics.js”,
“ga”
);
ga(“create”, “UA-12157365-1”, “auto”);
_##c##_/script>`;

function renderScript(element, codeToInject) {
try {
const parsedScript = document
.createRange()
.createContextualFragment(codeToInject.replace(/_##c##_/g, ‘ {
cb();
console.log(‘⚙️ SEVN: Carregando scripts pesados!’);
}, 200);
} else {
window.addEventListener(‘load’, () => {
setTimeout(() => {
cb();
console.log(‘⚙️ SEVN: Carregando scripts pesados!’);
}, 200);
});
}
}

windowLoad(() => {
renderScript(document.head, HEAD_SCRIPTS);
renderScript(document.body, BODY_SCRIPTS);
});

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM