O estado do Rio de Janeiro se prepara para receber duas novas unidades da Casa da Mulher Brasileira, um importante espaço que concentra diversos serviços voltados ao atendimento de mulheres vítimas de violência. A cerimônia de repasse dos recursos federais ao governo estadual ocorrerá nesta terça-feira (15), permitindo o início das obras.
A Secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, enfatiza que a Casa representa um marco na proteção e defesa dos direitos das mulheres no estado.
“Um espaço pensado para oferecer acolhimento integral e humanizado a mulheres em situação de violência. O atendimento será ágil, seguro e acolhedor, facilitando a superação desse ciclo”, destaca Heloisa Aguiar.
As novas unidades serão instaladas no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio, e no município de Volta Redonda. O investimento total é de R$ 28,5 milhões, oriundo do programa “Mulher Viver Sem Violência”, do Ministério das Mulheres, com previsão de conclusão para agosto de 2026.
Essas casas oferecerão serviços especializados, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, e serão padronizadas em todo o Brasil. Entre os serviços, estão:
- Acolhimento psicossocial
- Promoção de autonomia econômica
- Alojamento de passagem para mulheres em risco
- Serviços de saúde
- Central de transporte para deslocamento
Além das novas unidades, atualmente existem 11 casas em funcionamento, com a mais recente inaugurada em Palmas, Tocantins. Ao todo, existem 32 unidades em implementação, e três delas devem ser inauguradas até o final deste ano: em Aracaju/SE, Vila Velha/ES e Macapá/AP.
COMO DENUNCIAR
As mulheres podem buscar ajuda e denunciar casos de violência doméstica através da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço gratuito disponível 24 horas. Também é possível usar o WhatsApp: (61) 9610-0180 e o e-mail email@dominio.com.
Denúncias de violência podem ser feitas em delegacias especializadas (Deam) ou delegacias comuns. Adicionalmente, o Disque 100 recebe casos de violações de direitos humanos, e o 190 atende ocorrências policiais.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br