Uma das escolas de samba mais importantes do Carnaval carioca promete uma canção de tirar o fôlego e emocionar os foliões: estamos falando do Samba-enredo da Imperatriz 2024.
A Imperatriz Leopoldinense, também chamada de Rainha de Ramos, foi a vencedora do Carnaval de 2023 no Rio de Janeiro e agora luta pelo bi-campeonato. A escola de samba já conquistou outros nove títulos, o que comprova o seu poder na maior festa brasileira.
Intitulado Com a Sorte Virada Pra Lua, Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda, a letra desse samba-enredo celebra a cultura cigana, enaltecendo a sua importância para a construção do misticismo no Brasil. Imagens como a festa, a seresta e a dança cigana são evocadas na música.
Ficou curioso(a)? Chegou a hora de saber tudo sobre o samba-enredo da Imperatriz 2024, com a nossa análise completa.
Com a Sorte Virada Pra Lua: análise do samba-enredo da Imperatriz 2024
A Imperatriz Leopoldinense divulgou, no dia 19 de outubro de 2023, seu samba-enredo para o Carnaval de 2024. Com a Sorte Virada Pra Lua, Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda é uma música sobre a tradição cigana e sua influência na cultura brasileira. Em poucas horas, a faixa já tinha se tornado viral no Spotify.
A criação do tema é do carnavalesco Leandro Vieira. A composição é de Me Leva, Gabriel Coelho, Luiz Brinquinho, Miguel da Imperatriz, Antônio Crescente e Renne Barbosa; Jeferson Lima, Rômulo Meireles, Jorge Goulart, Sílvio Mesquita, Carlinhos Niterói e Belo.
Assim como a faixa, o clipe também foi lançado no mesmo dia. O vídeo apresenta os integrantes da escola de samba trajando um figurino que traz uma prévia do que a Imperatriz apresentará na avenida.
Confira a seguir o significado por trás do samba-enredo da Imperatriz 2024.
O significado de Virada Pra Lua, Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda
A expressão virada pra Lua é utilizada na linguagem popular no Brasil, para se referir a alguém que tem muita sorte na vida. Embora ela não tenha origem na cultura cigana, é muitas vezes associada a esse grupo.
O testamento da cigana Bruges de Esmeralda é um documento que foi supostamente descoberto pelo escritor Leandro Gomes de Barros. Segundo o autor, ele foi trazido ao Brasil pelos ciganos em um barril.
O testamento gerou um folheto, que traz os segredos da interpretação dos sonhos, da leitura das mãos e de outros apontamentos místicos. Todos eles refletem elementos da cultura e da crença dos ciganos.
Esse enredo ficcional foi “redescoberto” por Leandro Vieira e transformado no tema da Imperatriz para o Carnaval de 2024.
De acordo com o carnavalesco, a sua inspiração foi o que há de mais simples na cabeça do povo brasileiro. Desde tentar desvendar sonhos por meio de crenças populares, até a vontade de prever o futuro, tudo isso faz parte da construção da nossa cultura popular.
Análise das estrofes do samba-enredo da Imperatriz 2024
O que é meu é da cigana
O que é dela não é meu
Quando chega fevereiro meu caminho é todo seu
Na primeira estrofe, já somos apresentados à figura da cigana Esmeralda, protagonista da letra. É um movimento de entrega do futuro a essa mulher mística, que chega em fevereiro, mês do Carnaval, para ditar os caminhos do folião.
Vai clarear
Olha o povo cantando na rua
A Imperatriz
Desfila com a sorte virada pra Lua
O verbo clarear, no contexto do samba-enredo da Imperatriz 2024, traz a ideia de que a cigana Esmeralda vai trazer boas energias e muita sorte para a escola de samba neste Carnaval.
Fogueira, dança e seresta
Ê cigana
A caravana está em festa
Tem fogueira, dança e seresta
Nesta avenida da ilusão
Ao som de violão e violino
O verso da mais pura inspiração
Fogueira, dança e seresta são elementos típicos da cultura cigana. A expressão avenida da ilusão está relacionada à passarela do samba, a Marquês de Sapucaí, por onde a escola desfila, todos os anos, com o seu cortejo.
Descobri seu testamento e fiz um manual
Sonhei a vida feito carnaval
Em devaneios e magia
Cerquei por todos os lados
Riscando a fé no talão
Apostei na coroa e no coração
Neste trecho, o testamento da cigana Esmeralda aparece na letra. A partir dele, o sambista descobre como poderá usar suas crenças para vencer a disputa no Carnaval de 2024.
Leitura de mãos e dos astros
O destino é traçado na palma da mão
E a vida se equilibra em cada linha
Andarilho sonhador, na corda bamba do amor
Encontrei minha rainha
Ô Imperatriz
Olhei o céu
No infinito da constelação
A noite, o véu
Eu vi os astros na imensidão
Fui sob à luz das estrelas
Buscar a certeza da minha direção
Nesses trechos do samba-enredo, outros elementos da cultura cigana são descritos. A quiromancia, nome técnico para a leitura das mãos, é uma das práticas mais adotadas por esse grupo, para desvendar o futuro e dar conselhos sobre os caminhos que devem ser seguidos.
Assim como a leitura das mãos, a observação dos astros e das constelações também faz parte do misticismo cigano. Assim, ao olhar as estrelas, a Imperatriz consegue encontrar a certeza de sua direção.
É vitória que virá
Ê luar de balançar maré
Meu cantar é um sinal de fé
Prenúncio da sina da minha Escola
O Sol beija a Lua no espelho do mar
Já está marcado no meu calendário
Verde-esmeralda, é vitória que virá
De acordo com Leandro Vieira, o calendário cigano, presente no testamento da cigana Esmeralda, prevê dias bons e dias ruins. Nesse mesmo folheto, o carnavalesco encontrou o prenúncio da sina da Imperatriz, de que a vitória virá.
Relembre os maiores clássicos de carnavais passados e descubra os hits de 2024
O samba-enredo da Imperatriz de 2024 é uma das músicas que viralizaram neste período pré-Carnaval. Mas é claro que existem outros hits que já fizeram e ainda farão muito sucesso neste ano.
Por isso, não perca a nossa seleção de músicas de Carnaval, incluindo sucessos novos e antigos.
Confira a matéria completa em: www.letras.mus.br